Início do conteúdo
Discoteca L. C. Vinholes

Situada hoje entre os importantes acervos fonográficos sediados em instituições públicas no Brasil, a Discoteca L. C. Vinholes está vinculada ao Laboratório de Etnomusicologia do Curso de Bacharelado em Música – Ciências Musicais da Universidade Federal de Pelotas, e se localiza na sala 305/Bloco 1 do Centro de Artes desta universidade.

O acervo começou a ser formado em inícios da década de 1990 por iniciativa do professor Mário Maia, que o coordenou até sua aposentadoria em 2018. Vários aportes ao longo destas três décadas constituíram um acervo que hoje soma mais de 20 mil itens, entre fonogramas em vários suportes (discos de diferentes materiais e formatos, fitas magnetofônicas, minidiscs, CDs), aparelhos de áudio, instrumentos musicais, entre outros. Entre estes itens encontram-se representados aspectos da fonografia nacional e internacional que cobrem pelo menos os últimos 110 anos de sua história (o disco mais antigo identificado no acervo até o momento, ainda em condições de uso, data de 1904), bem como importantes aspectos da memória sonora local, como gravações feitas em rádios e estúdios da cidade de Pelotas nas últimas décadas.

Em 2014 foi oficializado o nome que homenageia o diplomata, compositor e intelectual pelotense Luís Carlos Lessa Vinholes, cujas doações de instrumentos musicais, aparelhos de áudio, textos, obras de arte e outros itens constituem uma parte do acervo.

Atualmente (2020) a equipe da Discoteca L. C. Vinholes é composta pelos professores dos Bacharelados em Música Luís Fernando Hering Coelho, Rafael Soares Velloso, Werner Ewald e pelo técnico-administrativo Eduardo Montagna da Silveira, completando-se com os professores Reginaldo da Nóbrega Tavares (Engenharia Eletrônica) e Angela Raffin Pohlmann (Artes Visuais), que se juntam à equipe em projeto unificado interdisciplinar, além dos estudantes bolsistas de iniciação científica Eduardo Vetromilla Fuentes (Ciências Musicais) e Vinícius Ávila Eichenberg (Engenharia de Controle e Automação) e estudante voluntário Demetrius Silva da Rosa (Música Popular).

A Discoteca L. C. Vinholes tem desenvolvido continuamente projetos de pesquisa e extensão no sentido de consolidar uma catalogação completa do acervo e orientar e ampliar seu uso, tanto no contexto acadêmico quanto pela comunidade em geral. Os resultados destes projetos têm sido divulgados em publicações e comunicações em eventos científicos.

Atualmente estão em andamento na Discoteca dois projetos unificados, com ações de pesquisa e extensão:

– “Registros Fonográficos da Discoteca L. C. Vinholes do Centro de Artes da UFPel: catalogação, organização, usos e nexos socioculturais”, com objetivo geral de dar seguimento à catalogação e organização dos registros fonográficos da Discoteca L. C. Vinholes do Centro de Artes da UFPel como base para o desenvolvimento do estudo da representatividade e especificidade do acervo, bem como a compreensão de seus nexos socioculturais e orientação de seu uso como acervo público.

– “Inventário de Corpos Sonantes e Matrizes Sensíveis”, com objetivo geral de produzir um inventário dos diferentes objetos sonoros pertencentes ao acervo da Discoteca L.C. Vinholes, através da pesquisa e análise de seus componentes técnicos e culturais, bem como realizar as ações necessárias para a compreensão, manutenção, adaptação e utilização ou reutilização destes materiais.

Endereço: UFPel – Centro de Artes – Bloco 1 – Sala 305

Rua Cel. Alberto Rosa, nº 62, 96010-770 – Pelotas – RS

(53) 3284-3113

discoteca@ufpel.edu.br

https://wp.ufpel.edu.br/discoteca/