MALG – MUSEU DE ARTE LEOPOLDO GOTUZZO

Missão

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) tem como missão zelar pela preservação e conservação de seu acervo artístico e documental, assim como divulgá-lo amplamente, através de projetos curatoriais, expográficos e virtuais. Cabe ao MALG garantir a integridade física do acervo de obras de Leopoldo Gotuzzo, patrono do museu, e promover a pesquisa e a produção crítica e intelectual a respeito de sua contribuição para a história da arte brasileira.

História

Inaugurado em 07 de novembro de 1986, o MALG estava inicialmente vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. Em 1992 passou a ser vinculado ao Instituto de Letras e Artes, atual Centro de Artes.

Atualmente o Museu congrega as atividades de ensino, pesquisa e extensão e, atendendo à sua condição de museu universitário, promove a conservação e divulgação de seu acervo e ações de caráter artístico-cultural.

Também tem a responsabilidade de desenvolver projetos educativos que ampliem o acesso da população brasileira aos bens artísticos e culturais produzidos no passado e na atualidade.

Acervo

O Museu possui um acervo de mais de 3.000 obras divididas em sete coleções: Coleção Leopoldo Gotuzzo, Coleção Escola de Belas Artes, Coleção Dr. João Gomes de Mello, Coleção Faustino Trápaga, Coleção L. C. Vinholes, Coleção Século XX e Coleção Século XXI.

Exposição e Visitações

No espaço do museu são realizadas exposições de longa duração com os objetos e obras do artista Leopoldo Gotuzzo. As exposições temporárias são feitas com obras de outras coleções ou com a produção artística contemporânea, em colaboração com os profissionais que atuam no Centro de Artes da UFPEL ou através de projetos de cooperação interinstitucionais.

O museu organiza ações educativas para promover a fruição e reflexão a partir das exposições e do acervo artístico e documental. Também desenvolve atividades de integração Museu/Instituições de Ensino/Comunidade e estimula a participação do corpo docente e discente da Universidade Federal de Pelotas nos seus espaços e a partir do seu acervo.

Localização e contato

Endereço: Praça 7 de Julho, 180 – Centro, Pelotas – RS

(prédio do antigo Lyceu – frente ao Mercado Público de Pelotas)

E-mail: secretariamalg@gmail.com