Início do conteúdo
MEMORIAL DO ANGLO

HISTÓRICO

O Frigorífico Anglo de Pelotas Em 14 de março de 1921 a The Rio Grande Meat Company, do grupo inglês Vestey Brothers, comprou o recém-inaugurado Frigorífico Rio Grande, visando a instalação de uma fábrica na cidade. Em dezembro de 1924, a Companhia trocou o seu nome para Frigorífico Anglo de Pelotas. Esse funcionou parcialmente até 1926, quando os trabalhos foram encerrados totalmente. O local manteve-se desativado por mais de 15 anos, até que em 1942 iniciaram as obras de construção e adequação do novo Frigorífico, que duraram 20 meses, nos quais centenas de trabalhadores executaram o projeto de aterro e drenagem da região alagadiça para então erguer as sólidas estruturas do prédio principal e dos adjacentes. As obras avançavam à noite, dia após dia, motivadas pelo projeto da Companhia mantenedora de aproveitar o vantajoso momento de exportações, especialmente de carne enlatada, usada como suprimento pelas tropas dos aliados na Segunda Guerra.

O Frigorífico foi inaugurado em 17 de dezembro de 1943 com a expectativa de vir a ser o maior empreendimento industrial da cidade. Nessa época, o Grupo Vestey Brothers mantinha outras unidades do Anglo em Barretos e Mendes (São Paulo e Rio de Janeiro), Fray Bentos (Uruguai) e Berisso (Argentina), todos exportando para outros países, sobretudo da Europa. A planta industrial de Pelotas permitia o abate de mil bois, quinhentos suínos, quinhentos ovinos e mil aves por dia. Em diferentes ocasiões foram produzidas conservas de legumes e frutas. As conservas eram diversificadas conforme as safras e, em décadas mais recentes, houve a produção de itens de padaria.

Ao longo do tempo, em seus seis hectares de extensão, prédios foram sendo modernizados, adaptados e construídos para aperfeiçoar ou implantar novos processamentos e produtos. Nos anos de 1940, foi um grande complexo e manteve-se assim até o seu fechamento no início da década de 1990, quando o grupo empresarial inglês, diversificando seus investimentos, vendeu todos os seus Frigoríficos na América do Sul.

Entre dezembro de 2005 e no início do ano seguinte, a Universidade Federal de Pelotas recebeu a doação da Fundação Simon Bolívar de parte do complexo industrial. Intensas modificações foram feitas para adaptar a antiga fábrica ao novo uso. No entanto, os sólidos prédios mantiveram externamente a sua estética fabril e ainda informam sobre a aparência que tiveram no passado. A Constituição do Memorial do Anglo O Memorial foi organizado dentro de um programa de extensão intitulado O Museu do Conhecimento para Todos. Esse programa consiste em um grupo de ações voltadas para a formação de equipes interdisciplinares de acadêmicos e não acadêmicos aptas a desenvolver e aplicar estratégias que habilitem museus a receber pessoas que necessitam de recursos assistivos. O foco é a inclusão de pessoas com deficiência visual e, portanto, o núcleo do trabalho concentra-se em buscar recursos para este fim.

O local escolhido para desenvolver a proposta foi um espaço no terceiro andar do Bloco B do Campus Anglo, no qual estão expostas as estruturas constitutivas das extintas câmaras frigoríficas. Trata-se de duas salas contíguas abertas e comunicadas entre si que somam em torno de 45m². As paredes, parcialmente destruídas, revelam a técnica de isolamento térmico empregada na construção destes grandes frigoríficos nos anos de 1940. Como este espaço continha informação sobre o edifício e não havia destinação para ele, a coordenadora solicitou à administração da Universidade, ainda em 2013, o seu uso para fins de exposição. Durante este período se desenvolveu o projeto, bem como a pesquisa sobre o frigorífico, de modo que se elaborou e desenvolveu a ocupação do espaço, a curadoria da exposição e os recursos assistivos.

DESCRIÇÃO DO ACERVO

O Memorial do Anglo se apresenta em dois formatos: físico e digital.

– O formato físico é uma exposição que contém elementos fixos e móveis em um espaço expositivo que incorporou ruínas da câmara fria, isoladas em vitrines. O resultado apresentado no espaço físico é parte do trabalho desenvolvido no ano de 2012 e 2013 no projeto O Museu do Conhecimento para Todos, contemplado com recurso no edital ProExt MEC/2011 e 2015 e contém legendas em braille, esquemas e maquetes táteis e audiodescrição, fornecida em um mp3 para o visitante que a solicita.

– O formato digital é um site no qual se apresentam resultados de trabalho de pesquisa sobre temas direta ou indiretamente relacionados ao período em que funcionou o Frigorífico Anglo de Pelotas. O site contribui com as ações de localização, documentação e, sobretudo, disponibilização ao público de informações sobre acervos materiais (tridimensionais e bidimensionais) e imateriais (depoimentos e similares) referentes à trajetória do Frigorífico Anglo de Pelotas.

ENDEREÇO E CONTATO

Endereço: Campus Anglo, Universidade Federal de Pelotas, Rua Gomes Carneiro, 1, 3º andar

E-mail: memorialdoanglo@gmail.com

Site: wp.ufpel.edu.br/memorialdoanglo/