Início do conteúdo
Acervo do Choro de Pelotas

O Acervo do Choro de Pelotas é fruto de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 2002, a partir do projeto coordenado pelo professor Raul Costa D’Avilla e a antropóloga Ana Paula Silveira. Em 2016 o projeto ganhou o apoio do Clube do Choro de Pelotas e o reforço do professor e saxofonista de choro Rafael Velloso, que passaram a promover encontros musicais entre os músicos de choro e os acadêmicos do curso de música da UFPel. A parceria frutificou produzindo ao longo destes 4 anos de atividades materiais didáticos, eventos, rodas e apresentações que foram responsáveis por reacender a relação intensa entre o choro e o público da cidade. Em 2020, no dia 19 de Novembro, Dia Municipal do Choro (data criada em homenagem a Avendano Júnior), foi realizada uma live comemorativa, no Facebook do Clube, onde ocorreu o lançamento oficial do Acervo em seu formato digital, vinculado a página wordpress do projeto.

O projeto de criação deste acervo foi feito a muitas mãos, com base em um material que foi preservado na memória e nas casas de músicos e admiradores do choro e do Regional Avendano Jr. em seus mais de 30 anos de atuação na cidade. Em seu formato digital ganhou forma e estrutura. Tal construção, realizada de forma colaborativa, teve início em uma série de visitas em sua fase de estruturação em 2019, às residências dos músicos e demais colaboradores do Acervo. Formaram-se equipes para a realização das mesmas, tudo organizado previamente e combinado com todos envolvidos e detentores dos documentos e das memórias, que foram devidamente consultados sobre a possibilidade do projeto ficar com os materiais recolhidos por um período de tempo, até que fossem realizadas as digitalizações e então devolvidos aos donos. O material que foi restaurado, digitalizado e armazenado em recipientes apropriados para sua preservação, está pronto para ser devolvido aos colaboradores.  Entretanto, com a pandemia, ainda não conseguiu-se efetuar a devolução dos materiais, que estão guardados com todos os devidos cuidados pela UFPel.

Desde o primeiro semestre de 2020 o graduando em Música Popular e bolsista da Iniciação Científica Gustavo Mustafé, vem trabalhando ativamente na manutenção e ampliação do repositório digital do Acervo de Choro de Pelotas que compõe o projeto de pesquisa coordenado pelo prof. Rafael Velloso. O projeto que criado para manter e expandir as ações do acervo, cadastrou mais recentemente o Núcleo de Pesquisa sobre o Choro de Pelotas. O núcleo formado por alguns integrantes do clube e acadêmicos do curso de música da UFPel, tem como objetivo desenvolver pesquisa e manter os diálogos entre os músicos e os itens do acervo a fim de certificar que essas memórias continuem ativas e vivas. O repositório digital conta atualmente com cinco coleções que podem ser acessadas pelo site do Clube e mais duas estão sendo trabalhadas no momento, e em breve serão também disponibilizadas.

O material está super acessível, é só acessar: https://acervosvirtuais.ufpel.edu.br/acervodochorodepelotas/ 

A navegação é intuitiva sendo possível comentar no próprio site as experiências e impressões sobre os itens e compartilhar as memórias revividas nas principais redes sociais. Para quem quiser entrar em contato com o projeto, é só acessar o “Formulário de contato”, por onde é possível também enviar algum material que possa ter relação com as memórias do Acervo.

Redes Sociais do Acervo do Choro de Pelotas: