Início do conteúdo
Núcleo de Documentação Histórica Professora Beatriz Loner

O Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas (NDH/UFPel) foi fundado em 1990 pela Professora Doutora Beatriz Ana Loner. Desde 2018, como um tributo a memória de sua fundadora, o NDH passou a se chamar: Núcleo de Documentação Histórica Prof. Beatriz Loner. Destaca-se por seus acervos voltados aos mundos do trabalho – Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (1933-1968), Justiça do Trabalho da Comarca de Pelotas e o conjunto documental sobre a Laneira Brasileira S/A.

O Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (DRT/RS) é formado por mais de 600.000 fichas de qualificação profissional, documento utilizado para solicitar carteira profissional. Outros conjuntos documentais, com temáticas e procedências diversificadas, também estão salvaguardados no NDH: Acervo UFPel, Acervo Imprensa, Acervo Sindicatos, Acervo Movimentos Estudantis, Acervo Movimentos Sociais, Acervo Partidos Políticos, Acervo Diversos e Acervo de Revistas de Entretenimento e Mídias. Estes acervos e o acervo da DRT/RS estão em processo de organização, catalogação e digitalização, atividades desenvolvidas no projeto de extensão: Acervos Documentais do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas.

O Acervo da Justiça do Trabalho é composto de processos trabalhistas da cidade de Pelotas e região, uma documentação da 4º Região da Justiça do Trabalho, num total de mais de 93 mil processos, abrangendo o período de 1936 até 1998.

Sites do NDH:

https://wp.ufpel.edu.br/ndh/

https://wp.ufpel.edu.br/acervosdocumentaisndh/

Redes sociais: Facebook e Instagram