Início do conteúdo
    Boletim informativo
  • Seminário da Semana de Museus da UFPel 2024: Inscrições prorrogadas!

    As inscrições para comunicações de trabalhos a serem apresentados no Seminário da Semana de Museus da UFPel 2024 foram PRORROGADAS e podem ser feitas até o dia 02 de maio. O evento promovido pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel acontecerá presencialmente de 15 a 17 de maio de 2024.

    Os interessados em apresentar comunicações deverão enviar para o e-mail semanadosmuseusufpel@gmail.com os seguintes arquivos em Word:

    1. Formulário de inscrição preenchido com breve currículo dos autores (Anexo 1).
    2. Texto da comunicação, conforme template (Anexo 2).

    Para mais informações acesse o edital aqui.

  • Seminário da Semana de Museus da UFPel 2024: Inscrições abertas

     

    As inscrições para comunicações de trabalhos a serem apresentados no Seminário da Semana de Museus da UFPel 2024 estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril. O evento promovido pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel acontecerá presencialmente de 15 a 17 de maio de 2024.

    Os interessados em apresentar comunicações deverão enviar para o e-mail semanadosmuseusufpel@gmail.com os seguintes arquivos em Word:

    1. Formulário de inscrição preenchido com breve currículo dos autores (Anexo 1).
    2. Texto da comunicação, conforme template (Anexo 2).

    Para mais informações acesse o edital aqui.

  • Programação Comunicações – 21ª Semana Nacional dos Museus

    Liberada a programação das comunicações que serão apresentadas no Seminário da Semana de Museus.

    As apresentações serão divididas entre os períodos das manhãs nos dias 03, 04 e 05 de maio.

    Para acessar a programação clique em: Comunicações.docx

    O simpósio faz parte da 21ª Semana Nacional de Museus sob o tema: ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’ como parte do avanço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável.

    Todos os anos, o ICOM propõe a escolha do tema para o Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, com o objetivo de destacar a importância dos museus enquanto espaços promotores do bem-estar e da sustentabilidade e de apoio às três agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável Metas (ODS): Saúde e bem-estar global, ação climática e vida no planeta Terra.

  • Inscrições Oficina: Vamos Falar Sobre Política de Gestão de Acervos?

    Já está disponível o formulário para a inscrição na Oficina “Vamos falar sobre política de gestão de acervos?”, com o Professor Doutor Diego Lemos Ribeiro e a Professora Doutora Noris Mara Leal. A oficina ocorrerá no dia 5 de maio, às 14h, no Auditório do Museu do Doce como parte da programação da Semana Nacional dos Museus.

    A oficina terá limite de 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição no formulário.

    link do formulário de inscrição: https://forms.gle/A43wBfU6waYjXG2u7

     

  • Abertas as Inscrições de Ouvintes para o Seminário da Semana de Museus

     

    O Formulário de inscrições de ouvintes para o Seminário da Semana de Museus já está disponível! O evento ocorre nos dias 03, 04 e 05 de maio e contará com palestras,  mesas e oficinas. O fomulário ficará aberto até o dia 03 de maio.

    Para realizar  a inscrição acesse: https://forms.gle/5CRL5KhbnR3LLoUM9

    O Seminário faz parte da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, que tem como tema: ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’ como parte do avanço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável.

    Todos os anos, o Conselho Internacional de Museus propõe uma escolha de temas para o Dia Internacional dos Museus, comemorado a 18 de maio, com o objetivo de destacar a importância dos museus enquanto espaços promotores do bem-estar e da sustentabilidade e de apoio às três agências das Nações Unidas (ONU) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): saúde e bem-estar global, ação climática e vida no planeta Terra.
  • Programação Seminário da Semana dos Museus

    A Programação geral da Semana Nacional dos Museus já está disponível. O evento ocorrerá nos dias 03, 04 e 05 de maio, nos períodos da manhã, tarde e noite.  O tema da 21ª edição da Semana Nacional dos Museus é ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’ como parte do avanço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável.
    Todos os anos, o Conselho Internacional de Museus propõe uma escolha de temas para o Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, com o objetivo de destacar a importância dos museus enquanto espaços promotores do bem-estar e da sustentabilidade e de apoio à três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar global, ação climática e vida no planeta Terra.
    .

    (mais…)

  • Seminário da Semana de Museus da UFPel 2023: Inscrições abertas

     

    As inscrições para comunicações de trabalhos a serem apresentados no Seminário da Semana de Museus da UFPel 2023 estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de abril. O evento promovido pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel acontecerá presencialmente de 3 a 5 de maio de 2023.

    Os interessados em apresentar comunicações deverão enviar para o e-mail semanadosmuseusufpel@gmail.com os seguintes arquivos em Word:

    1. Formulário de inscrição preenchido com breve currículo dos autores (Anexo 1).
    2. Texto da comunicação, conforme template (Anexo 2).

    Para mais informações acesse o edital aqui.

  • Semana de Museus da UFPel: Confira a programação da Rede de Museus

    De 16 à 27 de maio será realizada a Semana de Museus da UFPel 2022, dentro das comemorações da 20ª Semana Nacional dos Museus. A SNM é promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem como o tema deste ano “O Poder dos Museus”.

    A Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participará com atividades presenciais e online.

    A partir da primeira semana do evento serão desenvolvidas atividades específicas de projetos que compõem a Rede e, na segunda semana, nossa instituição vai sediar e realizar o 14º Fórum Estadual de Museus, promovido pela Secretaria de Estado e Cultura (Sedac). A temática deste ano é “Políticas Públicas para Museus: os 20 anos da Carta de Rio Grande”.

    Confira as programações da rede:

  • LACRBC retorna com atividades presenciais no Museu do Doce

    Nesta segunda (07), o projeto de extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC) retornou com suas atividades presenciais no Museu do Doce.

    Com a entrega da obra “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” (1918), de Dakir Parreiras, ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini em setembro do ano passado, a equipe do projeto concentra seus esforços na restauração da pintura “Alegoria, Sentimento e Espírito da Revolução Farroupilha” (1925), de Helios Seelinger, e de sua moldura.

    Na tela da obra ainda é preciso efetuar o nivelamento das lacunas, a reintegração pictórica e a aplicação de camada de proteção. Na moldura, está sendo feita a limpeza e a remoção de repinturas, após o término dessa etapa será realizado o nivelamento, a reintegração do douramento e a aplicação de camada de proteção. 

    O retorno do quadro de Seelinger ao Museu de Piratini está previsto para setembro de 2022.

    O Museu do Doce permanece fechado ao público. Quando for possível, os visitantes poderão acompanhar a restauração da obra.

    Sobre o projeto

    O projeto é resultado de um acordo de cooperação técnico-científico firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem como tarefa a restauração das obras de Helios Seelinger e Dakir Parreiras, ambas pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha.

    Entre os membros de sua equipe estão professores, estudantes e técnicos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.

  • 15ª Primavera dos Museus: confira a programação da Rede de Museus da UFPel

    Entre os dias 20 e 26 de setembro será realizada a 15ª Primavera dos Museus. O evento, promovido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema “Museus: Perdas e Recomeços”, mote que propõe uma reflexão sobre a função dos museus neste momento de pandemia, as perdas que tiveram como instituições culturais e os recomeços que estão enfrentando.  

    A Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participará desta edição da Primavera com a realização de palestras on-line e ações em suas redes sociais.

    Confira a programação da Rede:

     

    • Ação virtual “Conhecendo a Rede de Museus da UFPel”

    Quando: de 20 a 26 de setembro

    Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus

    Série de publicações que apresentarão a Rede de Museus e as instituições, acervos e projetos que a compõem.

    • Museus da Telecomunicações da UFPel na Primavera dos Museus

    Exposição virtual “Os trabalhadores da CTMR”.

    Quando: de 20 a 30 de setembro, às 18h

    Onde: Instagram do Museu das Telecomunicações

    • Herbário PEL – Ação educativa sobre plantas medicinais

    Quando: a partir de 20 de setembro

    Onde: Facebook e Instagram da Rede de Museus e no grupo Biologia UFPel no Facebook

    A atividade consiste na publicação de conteúdo em redes sociais sobre plantas medicinais, abordando suas características, propriedades, formas de uso e dicas de como identificar o espécime. Esta ação tem como objetivo divulgar este tema ao público com linguagem de fácil entendimento e os cuidados necessários na utilização das plantas para fins medicinais. 

    • Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter na Primavera dos Museus

    A palestra on-line “Ilustração Botânica – Ciência e Arte na Primavera dos Museus”.

    Quando: 21 de setembro, às 19h

    Onde: Facebook do Museu Carlos Ritter

    • Museu do Doce – Congá Virtual do Doce “História e tradições doceiras em oferendas para orixás em Pelotas e região”

    Quando: de 22 a 30 de setembro, às 22h

    Onde: Facebook e Instagram do Museu do Doce

    As tradições doceiras de Pelotas e da antiga Pelotas tem seus vínculos históricos e sociais diretamente relacionados com os diferentes povos que compõem a cidade e suas manifestações culturais. Os doces finos de mesa e os doces coloniais, originalmente vinculados a seu passado aristocrático e a ruralidade da zona colonial, ao longo da história foram tanto popularizados por meio do consumo como também simbolicamente ressignificados. No presente, o uso dos doces tradicionais locais em Pelotas e região, conjuntamente a outras iguarias nacionalmente conhecidas, é uma popular oferenda para Orixás em casas de religião de matriz africana. Esses doces são considerados elementos importantes para essas divindades, de acordo com o INRC das Tradições Doceiras de Pelotas elaborado pela UFPel e o IPHAN. O Museu do Doce, na Primavera dos Museus, montará ao longo dos dias um Congá Virtual do Doce. Esse Congá, a partir de seu simbolismo, conduzirá o público a conhecer aspectos históricos e culturais relacionados aos doces ofertados a algumas dessas divindades que compõem importante dimensão de nossa cultura.

    • Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural – ESPECIAL PRIMAVERA DOS MUSEUS

    Palestra on-line “Conservação Curativa: Intervenção externa dos campanários da capela Nossa Senhora Mãe dos Homens da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas”, dos conservadores-restauradores Flávia Faro e Fábio Galli.

    Quando: 23 de setembro, às 17h

    Onde: bit.ly/3ujizCo (WebConf da UFPel)

    Para receber o certificado de participação será necessário preencher o formulário disponibilizado pela organização durante a palestra.

    • Palestra de encerramento da Primavera dos Museus da Rede de Museus da UFPel

    Título: Política Nacional de Museus: o que restou?

    Palestrantes: Sarah Maggitti Silva, Daniel Maurício Viana de Souza e Diego Lemos Ribeiro.

    Quando: 24 de setembro, às 17h

    Onde: bit.ly/2XoZljd (WebConf da UFPel) e na página da Rede de Museus no Facebook

    Desafiados pelo tema da 15ª edição da Primavera dos Museus, propõe-se nessa conversa colocar em debate a Política Nacional de Museus, desde uma perspectiva das perdas e dos recomeços. O campo museal viveu um período alvissareiro no início dos anos de 2000, consubstanciado pelo estabelecimento da Política Nacional de Museus (PNM), da criação do IBRAM e do Estatuto Brasileiro de Museus. Foram avanços de relevo, antecedidos por inúmeras outras experiências, que traduzem o ativismo de diversos profissionais de museus, associações e entidades, em todas as partes do Brasil. Hoje, vivemos uma crise sem parar; um eclipse dessas políticas. Contudo, imaginando o presente como releitura de reminiscências do passado, que mira necessariamente para um futuro, convém indagar: quais fragmentos das políticas de museus restaram e como podemos nos mobilizar para o futuro, em que a luz há de reaparecer?