LACRBC retorna com atividades presenciais no Museu do Doce

Nesta segunda (07), o projeto de extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC) retornou com suas atividades presenciais no Museu do Doce.

Com a entrega da obra “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” (1918), de Dakir Parreiras, ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini em setembro do ano passado, a equipe do projeto concentra seus esforços na restauração da pintura “Alegoria, Sentimento e Espírito da Revolução Farroupilha” (1925), de Helios Seelinger, e de sua moldura.

Na tela da obra ainda é preciso efetuar o nivelamento das lacunas, a reintegração pictórica e a aplicação de camada de proteção. Na moldura, está sendo feita a limpeza e a remoção de repinturas, após o término dessa etapa será realizado o nivelamento, a reintegração do douramento e a aplicação de camada de proteção.

O retorno do quadro de Seelinger ao Museu de Piratini está previsto para setembro de 2022.

O Museu do Doce permanece fechado ao público. Quando for possível, os visitantes poderão acompanhar a restauração da obra.

Sobre o projeto

O projeto é resultado de um acordo de cooperação técnico-científico firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem como tarefa a restauração das obras de Helios Seelinger e Dakir Parreiras, ambas pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha.

Entre os membros de sua equipe estão professores, estudantes e técnicos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.

Publicado em 09/02/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags LACRBC, Museu do Doce, Restauração.