Início do conteúdo
Fototeca Memória da UFpel

História

A atual Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas surgiu com o título de Arquivo Fotográfico Memória da Universidade Federal de Pelotas em junho de 2009, como projeto de extensão vinculado ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Em outubro de 2011 migrou para o Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas, mantendo-se como projeto de extensão continuado, a partir de então vinculado ao Departamento de Museologia, Conservação e Restauração. Foi neste momento que o seu nome mudou para Fototeca em decorrência de sua missão em recolher e sistematizar coleções fotográficas sobre a história da UFPel, tratando-as segundo os princípios da documentação museológica. Outra mudança ocorre em março de 2016, a Fototeca passa a ser um projeto de Pesquisa, mas continua vinculado ao mesmo departamento.

O projeto foi criado e coordenado até dezembro de 2016 pelo Professora Francisca Ferreira Michelon, quando passou a coordenação para a Professora Andréa Lacerda Bachettini. Atualmente a Equipe conta com a colaboração do Professor Darlan de Mamann Marchi, além das alunas de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis Bruna Gentil dos Santos e Tatiani Alves Rodrigues de Abreu e da aluna de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural Jossana Peil Coelho.

A Fototeca Memória da UFPel tem como objetivo primordial, a preservação e guarda da memória visual da instituição, a partir de trabalhos de investigação que analisam as coleções fotográficas como suportes para a construção de narrativas memoriais sobre as unidades fundadoras da UFPel, bem como as demais, surgidas após a fundação e investigam, transversalmente, as relações entre a fotografia como documento e a memória da Instituição.

A principal meta da Fototeca é tornar as coleções acessíveis ao público em geral. Esta meta é cumprida por meio da disponibilização através das redes sociais ou ainda outras que possam vir a oportunizar-se.

Acervo

O acervo da Fototeca Memória da UFPel detém, por doação ou transferência, as seguintes coleções: Coleção Faculdade de Agronomia; Coleção Faculdade de Odontologia; Coleção Faculdade de Ciências Domésticas; Coleção Laneira Brasileira S. A. de Pelotas; Coleção Clinéa Campos Langlois; Coleção Anglo e Coleção CCS (Coordenadoria de Comunicação Social). Juntas somam mais de oito mil fotos.

Localização e contato

Endereço: Rua Almirante Barroso, 1202 (Campus II UFPel) – Sala 304 – Pelotas/RS

E-mail: fototeca.memoria.ufpel@gmail.com