Início do conteúdo
CONHEÇA NOSSO PROJETO

O projeto será realizado nas cidades, em terrenos com espaço para organização de hortas, podendo ser elas suspensas ou não. O local para o o piloto será a UBS da General Osório. Os funcionários do posto e a equipe de saúde, junto com a UFPEL e Embrapa, irão organizar o projeto com a comunidade. Para isto, acontecerão reuniões preparatórias entre comunidade e equipe que envolverão:
-Geocinema- projeto já cadastrado na universidade no qual é exibido uma película e depois é discutido as impressões dos participantes.
-Oficinas- Serão realizadas oficinas para aprendizagem do plantio orgânico, uso de chás e culinária.
-Palestras- Serão feitas palestras sobre sustentabilidade que envolve: alimentação, saúde, a agricultura, a economia e a cidade.
-Feira Urbana – esse encontro propõe o intercâmbio de conhecimentos e sementes e mudas entre os moradores locais. Nesse momento, busca-se incentivar a comunidade para implantação de hortas urbanas domésticas, fortalecendo o consumo de alimentos agroecológicos e plantas medicinais.
Após o trabalho preparatório, será iniciado o plantio, cuidado e colheita. O aproveitamento dos produtos da colheita será discutido com o grupo de participante de todo o processo.
A extensão não se faz sem a pesquisa. Neste processo a equipe envolvida lançará mão de várias metodologias de pesquisa para desenvolver suas ações, mas sobretudo a pesquisa-ação é quem norteará esta pesquisa. Pois será realizado para cada projeto de hortas os seguintes passos: “Planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação”. (TRIPP,p. 445, 2015).

    Notícias
  • Receita da semana: Pesto de Tansagem

    Olá, pessoal! A receita dessa semana, feita pelas colegas da gastronomia, é um pesto de tansagem! Fica uma combinação perfeita se utilizarem com macarrão, experimentem! 😊👩‍🍳👨‍🍳

  • #TBT do hortas

    Oi, pessoal! Vocês já ouviram falar em #tbt? Na tradução livre pro português significa quinta da nostalgia, onde postamos imagens do passado. Com isso, nas quintas vamos postar imagens do que já fizemos nas hortas, para assim lembrar um pouco como é estarmos juntos e também torcer para que a normalidade volte logo. Nas fotos abaixo ocorreu nosso primeiro encontro na associação comunitária da COHAB Tablada, onde vimos um filme que falava da importância de uma alimentação saudável e orgânica. Depois disso fomos reconhecer o espaço e ver onde os canteiros poderiam ser feitos!

  • Como plantar tansagem?

    Olá, pessoal! Hoje falaremos sobre como plantar, melhor época do ano e como adubar e irrigar a tansagem! Confiram!

  • Como plantar erva-doce?

    Dando continuidade à semana da erva-doce, hoje demonstramos como plantá-la, incluindo dicas de adubação! Confiram!

  • Receita da semana: erva doce grelhada com molho de iogurte e hortelã

    Existem algumas variações do que conhecemos como erva-doce, a planta demonstrada no post anterior seria também conhecida como “anis”, a de hoje pode ser conhecida também como “funcho”. Segue abaixo uma dica de receita que pode ser utilizada para encrementar pratos como macarrão. Confiram!

  • Receita da semana com alho

    Essas são nossas dicas de receitas da semana! Sendo que todas possuem o alho como ingrediente. Espero que gostem!

  • Como plantar alho?

    Olá, pessoal! Dando continuidade às nossas postagens a respeito do alho, hoje temos as dicas de sua plantação, desde a melhor época para plantar até como realizarmos esta ação! Espero que gostem.

  • Live realizada

    Na noite do dia 14 de julho, pela página do facebook, foi realizada a live intitulada “Conversa sobre alimentação saudável e benefícios à saúde em tempos de covid-19”, com as professoras palestrantes Sonia De Negri e Jamile Wayne. Foi de extrema importância e relevância o debate criado, visando levar às comunidades que atuamos e também aos nossos seguidores a importância de se ter atenção aos nossos alimentos, desde sua plantação até o consumo. Fica aqui nosso grande agradecimento às professoras e também a quem acompanhou! A live pode ser vista ainda pelo link do facebook: https://www.facebook.com/watch/live/?v=305254077187106&ref=watch_permalink