Início do conteúdo
CONHEÇA NOSSO PROJETO

O projeto será realizado nas cidades, em terrenos com espaço para organização de hortas, podendo ser elas suspensas ou não. O local para o o piloto será a UBS da General Osório. Os funcionários do posto e a equipe de saúde, junto com a UFPEL e Embrapa, irão organizar o projeto com a comunidade. Para isto, acontecerão reuniões preparatórias entre comunidade e equipe que envolverão:
-Geocinema- projeto já cadastrado na universidade no qual é exibido uma película e depois é discutido as impressões dos participantes.
-Oficinas- Serão realizadas oficinas para aprendizagem do plantio orgânico, uso de chás e culinária.
-Palestras- Serão feitas palestras sobre sustentabilidade que envolve: alimentação, saúde, a agricultura, a economia e a cidade.
-Feira Urbana – esse encontro propõe o intercâmbio de conhecimentos e sementes e mudas entre os moradores locais. Nesse momento, busca-se incentivar a comunidade para implantação de hortas urbanas domésticas, fortalecendo o consumo de alimentos agroecológicos e plantas medicinais.
Após o trabalho preparatório, será iniciado o plantio, cuidado e colheita. O aproveitamento dos produtos da colheita será discutido com o grupo de participante de todo o processo.
A extensão não se faz sem a pesquisa. Neste processo a equipe envolvida lançará mão de várias metodologias de pesquisa para desenvolver suas ações, mas sobretudo a pesquisa-ação é quem norteará esta pesquisa. Pois será realizado para cada projeto de hortas os seguintes passos: “Planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação”. (TRIPP,p. 445, 2015).

    Notícias
  • Atualização dos kits que enviamos

    O pessoal que recebeu os kits de sementes que enviamos, compartilharam fotos de como anda a produção deles, ocorrendo em hortas de canteiros e em vasos, respeitando a segurança que o distanciamento social delimita! Muitas sementes já estão virando mudinhas, confiram abaixo!

  • Promoção de hortas na pandemia

    Em meados de agosto realizamos uma reunião por webconferência com as comunidades que atuamos e também com pessoas que gostariam de ter hortas em suas casas e/ou bairros., com a intenção de pensarmos em novas ações durante a pandemia, e também de nos aproximarmos mais das comunidades. Desta reunião grandes parcerias nasceram e também propostas de ação à distância, sendo nossos novos parceiros: Carolina, Maurício e José Luis. Uma destas propostas foi ofertarmos kits de sementes para quem quisesse plantar em casa, respeitando o distanciamento social, onde foram disponibilizados: morango, melancia, melão, berinjela, alface, couve, rúcula entre outros. Segue abaixo algumas fotos das novas parcerias buscando as sementes, e nas próximas semanas mostraremos como está sendo o plantio e, também, a colheita destas plantas!

     

  • Aparecemos na Tv Brasil!

    Olá, pessoal! No sábado passado, 03/10, a Profª. Drª. Giovana Mendes de Oliveira, coordenadora do nosso projeto, participou do programa “Ciência é Tudo”, da Tv Brasil. Ela falou da importância das hortas urbanas para a sustentabilidade das cidades e também dos benefícios para a saúde humana. Confiram o programa na íntegra abaixo:

  • Como está a horta da Tablada

    Para matarmos um pouco da saudade, adona Sônia enviou algumas fotos de como se encontra o trabalho nas hortas da Tablada, confiram!

  • Como plantar salsa

    Oi, gente! Vamos aprender como cultivar a salsinha? Confiram 😉