Início do conteúdo
CONHEÇA NOSSO PROJETO

O projeto será realizado nas cidades, em terrenos com espaço para organização de hortas, podendo ser elas suspensas ou não. O local para o o piloto será a UBS da General Osório. Os funcionários do posto e a equipe de saúde, junto com a UFPEL e Embrapa, irão organizar o projeto com a comunidade. Para isto, acontecerão reuniões preparatórias entre comunidade e equipe que envolverão:
-Geocinema- projeto já cadastrado na universidade no qual é exibido uma película e depois é discutido as impressões dos participantes.
-Oficinas- Serão realizadas oficinas para aprendizagem do plantio orgânico, uso de chás e culinária.
-Palestras- Serão feitas palestras sobre sustentabilidade que envolve: alimentação, saúde, a agricultura, a economia e a cidade.
-Feira Urbana – esse encontro propõe o intercâmbio de conhecimentos e sementes e mudas entre os moradores locais. Nesse momento, busca-se incentivar a comunidade para implantação de hortas urbanas domésticas, fortalecendo o consumo de alimentos agroecológicos e plantas medicinais.
Após o trabalho preparatório, será iniciado o plantio, cuidado e colheita. O aproveitamento dos produtos da colheita será discutido com o grupo de participante de todo o processo.
A extensão não se faz sem a pesquisa. Neste processo a equipe envolvida lançará mão de várias metodologias de pesquisa para desenvolver suas ações, mas sobretudo a pesquisa-ação é quem norteará esta pesquisa. Pois será realizado para cada projeto de hortas os seguintes passos: “Planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação”. (TRIPP,p. 445, 2015).

    Notícias
  • Oficina de bolo de beterraba (red velvet) nas hortas da Tablada

    Na última quarta-feira, 25 de setembro, fizemos uma oficina de bolo de beterraba (red velvet) na Associação de Moradores da COHAB Tablada, com a bolsista da gastronomia Carol Porto, e tivemos também a participação da discente da nutrição Nathália nos informando o papel importante da beterraba na nossa alimentação. O bolo ficou uma delícia, além de muito nutritivo!

  • Participação no I Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável

    Em agosto o projeto “hortas urbanas” esteve presente participando do primeiro Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana em Porto Alegre. Foi discutida a importância da agricultura urbana e perirubana na atualidade, sendo demonstrado exemplos de hortas pelo estado do Rio Grande do Sul. E também, em grande ênfase foi debatida a lei que auxilia este modelo de agricultura em âmbito estadual.

     

  • Convite para oficina de composteira

    Semana passada estivemos percorrendo o bairro Py Crespo para convidar a comunidade para participar da oficina de compostagem que será realizada no dia 04 de outubro, sexta-feira. Quem quiser comparecer para aprender a fazer a sua própria composteira  e também, nos ajudar levando resíduos orgânicos, estaremos na UBS do Py Crespo, na rua Marques de Olinda, n 1291, Três Vendas, a partir das 14h!

  • Hortas Urbanas no Py Crespo

    O projeto “hortas urbanas” está atuando em um novo espaço, localizado na Unidade Básica de Saúde do Py Crespo! A horta da UBS tem a união da comunidade local, dos profissionais da UBS e dos extensionistas do projeto. Atualmente já possuímos oito canteiros, onde estão plantadas mudas de verduras, legumes, frutos, chás e temperos. Caso queira participar, estamos nesta horta nas sextas-feiras, na Rua Marques de Olinda 1291 – Três Vendas.

  • Alimentação e nutrição: atualidades e sustentabilidade

    No dia 30 de agosto de 2019, das 13h às 18h, no auditório do Campus 2 do ICH, estará ocorrendo o evento Alimentação e nutrição: atualidades e sustentabilidade, realizado pelo projeto “Seminários sobre práticas alternativas em alimentação e nutrição” e pelo Diretório Acadêmico da Nutrição. Professores participantes das hortas urbanas estarão palestrando a respeito. Compareça! Até o dia 28 de agosto o valor será de R$ 10,00.

  • Rumo à Colômbia!

    Nós do projeto Hortas Urbanas temos a felicidade de anunciar que uma de nossas bolsistas esta na Colômbia!
    Nossa bolsista Gabriela Rodriguez do curso de Bacharelado em Geografia embarcou no final de julho para Bogotá na Colômbia, onde ela realizará intercâmbio na UDCA (Universidad de Ciências Aplicadas y Ambientales) para cursar Engenharia Geográfica e Ambiental.

    Gabriela nos acompanha no projeto desde 2016, onde trabalhou e auxiliou nas hortas da UBS, Tablada e CRAS. Trabalhou recentemente no desenvolvimento do protótipo da cisterna junto da bolsista Taiane Feijó (Engenharia Civil), auxiliou nos estudos de topografia dos locais das hortas, no geocinema na comunidade, em oficinas de compostagem, sementeira, entre outras. Apresentou também no SEMPGEO sobre hortas e direito à cidade.

    Muito orgulho por aqui! Desejamos a Gabriela felicidade nesse momento tão importante da vida e que ele seja repleto de conquistas e ensinamentos!  Hasta luego Gabi!

  • UFPEL organiza o Fórum Social com o tema Hortas Urbanas!

    Mais um passo para o Hortas!

       No dia 29 de junho a Universidade Federal de Pelotas organizou mais uma etapa do Fórum Social com o tema Hortas Urbanas. Foram convidados para palestrar a Professora Giovana Mendes de Oliveira, Coordenadora do Projeto Hortas Urbanas da UFPel e os Professores Pesquisadores no Projeto Jerri Zanusso e Jamile Wayne. Além da Presidenta da Associação dos Moradores da Cohab Tablada, Sônia Macedo.

       O Fórum Social é um evento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPEL, que visa unir saberes da comunidade e da universidade para debater temas de interesse de Pelotas e Região. Na oportunidade, os membros do Projeto explicitaram as ações realizadas para incentivar um Projeto de Sustentabilidade Ambiental Urbana para comunidade pelotense. E a presidenta comentou sobre os efeitos positivos da Hortas para a comunidade da Tablada.

  • Compostagem COHAB Tablada

    Deram-se início a compostagem sugerida pelo professor Sergio Faoro Tieppo. A construção foi realizada pelos alunos integrantes do projeto.

    Confira as fotos!

    previous arrow
    next arrow
    Slider
  • EDITAL BOLSISTAS – HORTAS URBANAS

    A Coordenação do Projeto Hortas Urbanas: HORTAS URBANAS: CONSTRUINDO UMA CIDADE COM SUSTENTABILIDADE URBANA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS, torna público que estão abertas inscrições para seleção de quatro bolsistas no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2019. Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação ou bacharelado em Geografia, Agronomia e Enfermagem da UFPel e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.

    BAIXE O EDITAL EM PDF CLICANDO AQUI