Início do conteúdo
    Notícias
  • Reunião vinculada ao debate sobre a Farmácia Viva

    Projeto Hortas Urbanas e as P´ráticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

     

    No dia 1º de março, segunda-feira, os professores Humberto, Teila e a médica Kelen, membros do projeto Hortas Urbanas-UFPel, estiveram na Farmácia Municipal de Pelotas para discutir futuros projetos relacionados às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Durante a reunião, foi debatida a viabilidade da criação de uma farmácia viva, onde seriam cultivadas plantas medicinais para posterior distribuição gratuita à população. O local destinado para a implantação da farmácia foi inspecionado pela equipe.

     

  • UBS PY Crespo recebe projeto Hortas Urbanas

    Plantas medicinais será o foco dos canteiros que estão por vir

     

    Na terça-feira, dia 12/03, o Prof. Humberto e a Técnica Roberta, integrantes do Hortas Urbanas, estiveram na UBS PY Crespo. Em conversa com a médica responsável Luana, foi discutido o interesse da comunidade em reativar a antiga horta que havia no espaço. A médica Luana disse que a UBS tem interesse em implementar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e, para tal, necessitam de plantas medicinais e que, as mesmas, poderiam ser cultivadas no antigo local da horta. Após a reunião, a equipe do projeto, junto com os membros da UBS, foram até o local da hortas para efetuarem o reconhecimento e a medição do local. Atividades do Hortas Urbanas junto à UBS estão previstas para o início do primeiro semestre de 2024.

     

     

  • Reunião para apresentação do projeto de Jardim Sensorial é realizada no Lar da Criança São Luiz Gonzaga

    A apresentação teve por intuito integrar a equipe da pré-escola na construção do projeto

     

    Encerrando uma semana de agenda cheia, o projeto Hortas Urbanas esteve presente, nesta sexta-feira (01), no Lar da Criança São Luiz Gonzaga para afinar o planejamento do Jardim Sensorial que será instalado na pré-escola. Na ocasião, a professora Adriane Marinho apresentou seu projeto, elaborado de acordo com a disponibilidade de espaço e condições de insolação no local. A apresentação foi realizada para toda a equipe do Lar da Criança, a fim de construir um sentido coletivo para o projeto que está por vir.

     

     

    O projeto de Jardim Sensorial, que foge à regra das Hortas Urbanas, surgiu a partir da dificuldade de produção de cultivares hortícolas no local, que não dispõem de insolação suficiente. Dessa forma, optou-se pela construção de um espaço de pesquisa e exploração para as crianças, integrando a natureza em suas mais variadas texturas, cores, sabores e odores e possibilitando, assim, uma ressignificação dos modos de viver e pensar o mundo para os pequenos.

  • Hortas Urbanas visita ONG Amigos do Coração para planejar construção de horta

    A ação vai demandar a participação das e dos voluntários do projeto!

    Nesta quinta-feira (29), a coordenação do projeto esteve presente na ONG Amigos do Coração, mais nova parceira da horticultura urbana pelotense. Na ocasião, foi realizada a medição do terreno e planejamento dos canteiros, levando em consideração as condições de insolação e facilidade de acesso, bem como as demandas da ONG, que fornece alimentação à população em situação de rua. A limpeza do espaço foi realizada pelas pessoas envolvidas na Organização, demonstrando o comprometimento com a ação. Agora, é a vez do projeto colocar as mãos na terra!

    No dia 07 de março, quinta-feira, às 08h30 da manhã, será realizado um mutirão de construção dos canteiros e plantio de mudas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui! Venha fazer parte desse momento!

       

  • Casa do Carinho recebe Hortas Urbanas para retomada de atividades

    Novos desafios neste período pós recesso convoca a participação das e dos Amigos do Hortas!

     

    Dando sequência ao roteiro de visitação às hortas parceiras, nesta quarta-feira (28) foi dia de visita à Casa do Carinho.

    O espaço, lar temporário de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, enfrentou dificuldades de manutenção dos canteiros em decorrência da alta demanda do final de ano e da troca de pessoal. Momentos como este, de acompanhamento e análise das condições e possibilidades das hortas parceiras, são de extrema importância para a construção de intervenções mais assertivas. Os próximos passos envolvem o planejamento dos canteiros com base nas demandas do espaço e a retomada da horta, que será realizada com a colaboração da comunidade acadêmica interessada. Em breve, divulgaremos mais informações sobre a ação!

  • Hortas Urbanas recebe convite especial

    E.M.E.F Frederico Ozanam realiza Café de Celebração em comemoração ao encerramento de projeto de sustentabilidade realizado em parceria com o Hortas Urbanas

     

    A semana que marca o final de fevereiro e início de março foi repleta de encontros e articulações para a horticultura urbana! Na terça-feira (27), o Hortas Urbanas foi convidado a participar do Café de Celebração que encerra o projeto da E.M.E.F. Frederico Ozanam, vencedor do Concurso Cultural “Caminhos para a Cidadania”, promovido pelo Instituto Crescer em parceria com o Instituto CCR. O projeto integra ações de educação ambiental e cidadã e garantiu melhorias de infraestrutura da escola, como a renovação da pintura, do espaço de convivência e a construção de uma horta escolar, articulada junto do Hortas Urbanas. Apesar do período de recesso, a horta segue firme e promovendo consciência aos alunos, que são os responsáveis diretos pela manutenção dos canteiros.

      

    Na ocasião, reiteramos nosso compromisso com o desenvolvimento de atividades junto à escola, bem como nossa satisfação de fazer parte da construção de um futuro social e ambientalmente mais íntegro e sustentável através da educação. Seguimos conquistando, juntos, novos espaços.

     

     

     

     

  • Dunas recebe Hortas Urbanas para planejamento de ações

     

    A visita inicia um roteiro de planejamento junto às hortas parceiras

     

    O projeto Hortas Urbanas iniciou nesta semana um roteiro de visitas às hortas integrantes do projeto, a fim de planejar ações junto das comunidades atuantes. O primeiro paradeiro foi a Horta Comunitária do Dunas, retomada em dezembro de 2023 em parceria com o Centro de Desenvolvimento do Dunas (CDD). A visita possibilitou identificar as dificuldades enfrentadas na manutenção dos canteiros, bem como tecer novas possibilidades.

     

    As próximas ações no Dunas envolvem a análise do solo para manejo preventivo de pragas e doenças, o incremento de um canteiro de temperos e chás e o manejo de Ora-pro-Nóbis junto à cerca, importante para a contenção de cavalos e animais menores, como cachorros, além de atuar como quebra-ventos, amenizar as temperaturas extremas e favorecer a umidade no interior da horta.

    Outras ações ainda, que extrapolam a área interna da horta, foram estudadas, como a reativação da composteira para possibilitar o recicle da matéria orgânica produzida no CDD, restando mais autonomia para a horta. Os passos seguintes serão a instalação de lixeiras e o plantio de frutíferas, garantindo um bom lanche às crianças e adultos que frequentam a quadra esportiva do CDD. 

     

    Michel Knuth, coordenador do CDD, relata que o calor extremo dos últimos dias afetou bastante os cultivares, mas que, apesar, as couves e tomates já foram colhidos pela população.

     

     

     

  • Programa PICs inicia ação para criação de um Horto de Plantas Medicinais

    Objetivo é a criação de um Horto de Plantas Medicinais para PICs

    O Programa Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UFPEL, coordenado pela médica Kelen de Morais Cerqueira realizou uma reunião na quarta-feira (14/02/24) para discutir a possibilidade de criação de um Horto de Plantas Medicinais a UFPEL. O professor Sidney Gonçalves Vieira, pela coordenação do Projeto Hortas Urbanas participou da reunião na qual estiveram presentes representantes de várias áreas interessadas no projeto, coo Veterinária, Farmácia, Zootecnia entre outras.

    A discussão levou em conta a experiência da UBS Areal/Leste no trabalho com PICs e a necessidade de produção de plantas medicinais suficientes para a demanda existente, o que já não é mais comportado pela horta existente na unidade de saúde. Desde logo, o Projeto Hortas Urbanas tem apoiado a iniciativa por entender que as PICs participam da construção de uma  nova racionalidade ambiental e contribuem para a sustentabilidade urbana.

    Dos encaminhamentos discutidos ficoua proposta de analisar a possibilidade de criação do horto de plantas medicinais na Fazenda da Palma, da UFPEL, iniciativa liderada pelo professor Luiz Filipe Schuch.

    O Projeto Hortas Urbanas continuará participando do projeto com intuito de contribuir para a instalação do Horto de Plantas Medicinais na UFPEL e incentivar a fitoterapia como uma prática importante na política das PICs.

  • Reunião do Hortas Urbanas retoma projeto em 2024

    Hortas Urbanas, 08/02 às 14h30min no LEUR

    A coordenação do Projeto Hortas Urbanas convida a todos/as interessados/as em participar do Projeto Hortas Urbanas para a reunião inicial do ano, a ser realizada na quinta-feira, 08/02/24, às 14h30min, na Sala de Reuniões do LEUR (Sala 212 do Campus 2 do ICH, na Rua Almirante Barroso, 1202). A primeira parte da reunião será para a acolhida de novos membros e propostas. Logo em seguida, a reunião continuará com pauta administrativa da coordenação. Se tens interesse em participar do projeto não perca tempo, vamos iniciar o ano trabalhando com as Hortas Urbanas. Participe.

  • Projeto Hortas Urbanas e ONG Amigos do Coração Uma Nova Parceria

    Ação do plantio de temperos com a Profa. Idel e o Projeto Hortas Presente

     

    Na manhã de sexta-feira dia 22/12 foi realizada a ação de montagem dos canteiros de temperos na ONG Amigos do Coração, onde a Profa. Idel Milani (CEDTEC/UFPel) realiza projetos e iremos fazer a horta de hortaliças em breve.

     

    Roberta Manke (Servidora/UFPel – Colaboradora do Projeto) e Kauana Cardoso (Geografia- LEUR/UFPel)  juntamente com a Profa. Idel e a voluntária Bethânia, as mudas compostas por Pimenta, Sálvia, Salsinha, Cebolinha, Tomilho, Manjericão, Hortelã, entre outros. fazendo parte da proposta em que as cozinheiras da ONG pediram este auxílio para poderem colher os temperos e preparar a alimentação de forma mais saborosa.     O projeto atua realizando refeições para moradores de rua e famílias em situação de vulnerabilidade social. E assim o projeto está se fazendo presente,  podendo contribuir de alguma forma. 

    Agradecemos a parceria com a Profa. Idel e a ONG Amigos do Coração e que sigamos para expandir a horta.