EMBRAPA disponibiliza curso EaD gratuito em Gestão de Hortas Pedagógicas

📌 CURSO GRATUITO DISPONÍVEL 📢

👉🏾 Esse você já consegue iniciar hoje mesmo! ✍🏼

▪ Como você já sabe, a EMBRAPA desenvolveu um curso EaD chamado “Gestão de Hortas Pedagógicas”, que oferece recursos para quem deseja implantar hortas em escolas. 🌱

▪ O curso é destinado a profissionais da educação, saúde e agricultura que trabalham em secretarias municipais ou estaduais dessas áreas, ONGs, gestores e professores de escolas de ensino fundamental e médio (públicas ou privadas), nutricionistas da rede de ensino pública ou privada, além da comunidade em geral.

▪ O objetivo geral do curso é capacitar gestores para implementarem o Projeto Hortas Pedagógicas em escolas públicas ou privadas em todo o país.

▪ Os objetivos educacionais incluem a capacidade de identificar os eixos do projeto, criar um comitê gestor local, orientar a instalação da horta, desenvolver estratégias pedagógicas, promover melhorias nas condições alimentares e nutricionais da escola, realizar avaliações periódicas e implementar melhorias contínuas no projeto.

▪ Lembrando que o curso é gratuito e com carga horária de 30 horas.

🔎 Para iniciar basta de cadastrar aqui ✍🏼
👍🏽👏🏾🌱🍅🥦🍓🥬🤗🦁

Programa Cidades Verdes Resilientes inicia neste mês processo de Construção Participativa da Estratégia de Implementação

Diante dos desafios emergenciais, o Governo Federal uniu esforços para instituir o Programa Cidades Verdes Resilientes – Dec. 12.041/24, visando potencializar a atuação federal e movimentar os entes subnacionais e a sociedade diante dos objetivos de aumentar a qualidade ambiental e a resiliência climática das cidades brasileiras. 🏬🌵🌳🐆

Será realizada uma série de eventos para a construção participativa da estratégia de implementação do Programa, visando promover discussões sobre governança, ações necessárias e suas formas de execução.

O primeiro evento ocorrerá em Brasília, no dia 30/07/2024, no Auditório do IBAMA (Inscrição: QR Code da imagem). 🌿🌿

Para maiores informações, inscreva-se na iniciativa do Programa Cidades Verdes Resilientes, constante na Plataforma ReDUS – https://www.redus.org.br/programa-cidades-verdes-resilientes.

Participe por mais Cidades Verdes Resilientes!!!!🏬🌵🚎🌳

Hortas Urbanas presente no 7 Hort Panc

Evento foi em São Lourenço do Sul

O professor Sidney Gonçalves Vieira esteve presente em São Lourenço do Sul, no 7º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais, realizado nos dias 23, 24 e 25 de abril. O evento, que teve a coordenação geral à cargo da professora Jaqueline Durigon, da FURG, parceira de muitas ações no Hortas Urbanas, contou com mais de 400 inscritos entre pesquisadores/as, agricultores/as e uma série de outras pessoas ligadas à produção, comércio e divulgação das PANC.

Na ocasião o professor Sidney apresentou dois trabalhos, na forma de pôster, que foram divulgados durante os dias do evento. Um dos trabalhos foi uma produção em co-autoria dos professores Sidney Gonçalves Vieira, Adriane Marinho de Assis (FAEM), da STA Ireni Leitzke Carvalho (FAEM) e das bolsistas do projeto Kauana Silveira Cardoso e Maria Fernanda Ghisi. O trabalho intitulado “PANC em Hortas Tradicionais: alimentação ou curiosidade? Estudo de caso no Projeto Hortas Urbanas em Pelotas, RS” foi o relato de um levantamento realizado nas hortas do projeto a fim de avaliar o uso das PANC, O outro trabalho, “PALETAS PANCS. Popularização ou fetiche do consumo de plantas alimentícias não convencionais”, foi realizado em co-autoria entre Sidney Gonçalves Vieira, Andrea Maio Ortigara (PosDoc PPGEO) e Fernanda Tomiello (doutoranda PPGMSPC), analisando o caso da comercialização de paletas contendo PANC no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, PR.

 

 

Os resumos dos trabalhos podem ser vistos em: PANC EM HORTAS TRADICIONAIS e PALETAS PANC

A programação completa do evento pode ser acessada no link 7HortPanc

Um dos destaques do evento foi a grande participação feminina, representada por agricultoras, quilombolas, pesquisadoras e estudantes de diversas regiões do país.

O evento também deu espaço para a Feira de Alimentos Não Tradicionais, onde foram comercializados diversos produtos.

 

No terceiro dia a programação foi destacada pelo trabalho de campo, com visita ao Sítio Espinilho, no interior do município de São Lourenço do Sul.

 

O Projeto Hortas Urbanas incentiva o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais em suas horta por acreditar ser esta uma forma alternativa da produção agroecológica de alimentos.

 

A participação no evento contou com o apoio do CNPq e foi devidamente autorizada pelo Comitê de Ética do Comando Local de Greve.

Reunião vinculada ao debate sobre a Farmácia Viva

Projeto Hortas Urbanas e as P´ráticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

 

No dia 1º de março, segunda-feira, os professores Humberto, Teila e a médica Kelen, membros do projeto Hortas Urbanas-UFPel, estiveram na Farmácia Municipal de Pelotas para discutir futuros projetos relacionados às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Durante a reunião, foi debatida a viabilidade da criação de uma farmácia viva, onde seriam cultivadas plantas medicinais para posterior distribuição gratuita à população. O local destinado para a implantação da farmácia foi inspecionado pela equipe.

 

UBS PY Crespo recebe projeto Hortas Urbanas

Plantas medicinais será o foco dos canteiros que estão por vir

 

Na terça-feira, dia 12/03, o Prof. Humberto e a Técnica Roberta, integrantes do Hortas Urbanas, estiveram na UBS PY Crespo. Em conversa com a médica responsável Luana, foi discutido o interesse da comunidade em reativar a antiga horta que havia no espaço. A médica Luana disse que a UBS tem interesse em implementar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e, para tal, necessitam de plantas medicinais e que, as mesmas, poderiam ser cultivadas no antigo local da horta. Após a reunião, a equipe do projeto, junto com os membros da UBS, foram até o local da hortas para efetuarem o reconhecimento e a medição do local. Atividades do Hortas Urbanas junto à UBS estão previstas para o início do primeiro semestre de 2024.

 

 

Reunião para apresentação do projeto de Jardim Sensorial é realizada no Lar da Criança São Luiz Gonzaga

A apresentação teve por intuito integrar a equipe da pré-escola na construção do projeto

 

Encerrando uma semana de agenda cheia, o projeto Hortas Urbanas esteve presente, nesta sexta-feira (01), no Lar da Criança São Luiz Gonzaga para afinar o planejamento do Jardim Sensorial que será instalado na pré-escola. Na ocasião, a professora Adriane Marinho apresentou seu projeto, elaborado de acordo com a disponibilidade de espaço e condições de insolação no local. A apresentação foi realizada para toda a equipe do Lar da Criança, a fim de construir um sentido coletivo para o projeto que está por vir.

 

 

O projeto de Jardim Sensorial, que foge à regra das Hortas Urbanas, surgiu a partir da dificuldade de produção de cultivares hortícolas no local, que não dispõem de insolação suficiente. Dessa forma, optou-se pela construção de um espaço de pesquisa e exploração para as crianças, integrando a natureza em suas mais variadas texturas, cores, sabores e odores e possibilitando, assim, uma ressignificação dos modos de viver e pensar o mundo para os pequenos.

Hortas Urbanas visita ONG Amigos do Coração para planejar construção de horta

A ação vai demandar a participação das e dos voluntários do projeto!

Nesta quinta-feira (29), a coordenação do projeto esteve presente na ONG Amigos do Coração, mais nova parceira da horticultura urbana pelotense. Na ocasião, foi realizada a medição do terreno e planejamento dos canteiros, levando em consideração as condições de insolação e facilidade de acesso, bem como as demandas da ONG, que fornece alimentação à população em situação de rua. A limpeza do espaço foi realizada pelas pessoas envolvidas na Organização, demonstrando o comprometimento com a ação. Agora, é a vez do projeto colocar as mãos na terra!

No dia 07 de março, quinta-feira, às 08h30 da manhã, será realizado um mutirão de construção dos canteiros e plantio de mudas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui! Venha fazer parte desse momento!

   

Casa do Carinho recebe Hortas Urbanas para retomada de atividades

Novos desafios neste período pós recesso convoca a participação das e dos Amigos do Hortas!

 

Dando sequência ao roteiro de visitação às hortas parceiras, nesta quarta-feira (28) foi dia de visita à Casa do Carinho.

O espaço, lar temporário de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, enfrentou dificuldades de manutenção dos canteiros em decorrência da alta demanda do final de ano e da troca de pessoal. Momentos como este, de acompanhamento e análise das condições e possibilidades das hortas parceiras, são de extrema importância para a construção de intervenções mais assertivas. Os próximos passos envolvem o planejamento dos canteiros com base nas demandas do espaço e a retomada da horta, que será realizada com a colaboração da comunidade acadêmica interessada. Em breve, divulgaremos mais informações sobre a ação!

Hortas Urbanas recebe convite especial

E.M.E.F Frederico Ozanam realiza Café de Celebração em comemoração ao encerramento de projeto de sustentabilidade realizado em parceria com o Hortas Urbanas

 

A semana que marca o final de fevereiro e início de março foi repleta de encontros e articulações para a horticultura urbana! Na terça-feira (27), o Hortas Urbanas foi convidado a participar do Café de Celebração que encerra o projeto da E.M.E.F. Frederico Ozanam, vencedor do Concurso Cultural “Caminhos para a Cidadania”, promovido pelo Instituto Crescer em parceria com o Instituto CCR. O projeto integra ações de educação ambiental e cidadã e garantiu melhorias de infraestrutura da escola, como a renovação da pintura, do espaço de convivência e a construção de uma horta escolar, articulada junto do Hortas Urbanas. Apesar do período de recesso, a horta segue firme e promovendo consciência aos alunos, que são os responsáveis diretos pela manutenção dos canteiros.

  

Na ocasião, reiteramos nosso compromisso com o desenvolvimento de atividades junto à escola, bem como nossa satisfação de fazer parte da construção de um futuro social e ambientalmente mais íntegro e sustentável através da educação. Seguimos conquistando, juntos, novos espaços.