Hortas Urbanas realiza oficinas de formação com novas/os alunas/os voluntárias/os

Dia 01 de agosto teve início o ciclo de oficinas teóricas e práticas para formação das e dos discentes ingressantes no projeto.

Ao todo, são 49 novos participantes, vindos dos mais variados cursos, incluindo Nutrição, Engenharias Agrícola e Ambiental, Agronomia, Gastronomia, Geografia, Ciências Sociais, Gestão Ambiental e Enfermagem. Assim, para dar as boas-vindas às/aos novas/os participantes, preparamos um ciclo de oficinas que se estende até dia 16 do presente mês, garantindo a compreensão das/os alunas/os sobre o propósito e princípios de sustentabilidade urbana carregadas pelo projeto, bem como dos diferentes campos de atuação que o integram.

O primeiro dia foi marcado pela apresentação do projeto pela professora Giovana, professor Jerry, dra. Ireni e as bolsistas Maria e Kauana. Nesse momento, dialogou-se sobre a importância das Hortas Urbanas na construção de uma racionalidade ambiental, ao introduzir novas formas de relacionar-se com a natureza, com as pessoas e mesmo com o alimento. O professor do curso de Agronomia, Jerry, um dos mais antigos parceiros do projeto, destacou o papel socializador do projeto, que demanda não apenas a integração entre diferentes áreas do conhecimento com suas peculiaridades e visões de mundo, mas também o diálogo e relação com a comunidade.

Até o momento, foram realizadas as oficinas de produção de mudas na cidade, minhocários para a produção de insumos para hortas e plantas medicinais, esta última contando com a produção de sal temperado para ser distribuído pelo projeto na Feira da Saúde, a ocorrer no município de Pedro Osório dia 23. O grupo demonstrou muito interesse nos assuntos tratados e tem se revelado bastante participativo e propositivo.

   

Os próximos temas abordados serão o preparo da terra para o plantio, gastronomia, abelhas sem-ferrão e Segurança Alimentar e Nutricional. Acreditamos que o processo formativo é crucial para a inserção de novos alunos, a fim de que não apenas aprendam sobre os conteúdos e práticas realizadas no projeto, mas também construam a integração e interdisciplinaridade que se propõem.