Representantes do projeto Hortas Urbanas partiram de Pelotas com destino ao Salão Paroquial da cidade de Pedro Osório para 2° Feira de Saúde e Qualidade de Vida.
Ao longo da feira, o projeto buscou suscitar o debate sobre a sustentabilidade urbana e suas intersecções com a saúde através de mostra de vídeos e da partilha das atividades desenvolvidas pelo grupo.
Estiveram presentes a coordenadora Giovana, a dra. Ireni e o bolsista Mikael representando a o projeto em sua dimensão multidisciplinar através da exposição de um modelo de composteira doméstica, uma caixa de abelhas-sem-ferrão e banners sobre compostagem e aproveitamento da água da chuva, além da distribuição de materiais desenvolvidos pelo projeto, como sal temperado produzido pelos alunos do projeto sob supervisão da profa. Teila Ceolim, mudas para plantio de plantas medicinais e hortícolas e de receitas elaboradas com vistas à alimentação saudável, ao aproveitamento integral de alimentos e ao consumo de Plantas Não-Convencionais (PANC).
A feira contou ainda com atendimento médico, enfermagem, odontológico, nutricional, vacinação e ações do projeto e, ao fim do dia, com a exposição da escola Sagrado Coração de Jesus e apresentação do Grupo de Idosos do município. A ação permitiu trocas significativas com a comunidade do município de Pedro Osório, que demonstrou interesse pela temática das hortas domésticas e das múltiplas possibilidades de produzir alimentos e plantas medicinais na cidade.