Projeto de Extensão oferece atividades físicas para terceira idade

O Núcleo de Atividades para a Terceira Idade, o NATI da UFPel, realiza trabalhos de extensão desde 1993. Atividades físicas como hidroginástica, ginástica e musculação são oferecidas a pessoas da comunidade, com mais de 60 anos. Além da oferta de exercícios físicos, o grupo explora a convivência social e a mente dos idosos. Aos pacientes diagnosticados com artrite, artrose ou que têm pouca mobilidade física, os médicos indicam a prática da hidroginástica. As aulas dessa modalidade ocorrem na única piscina de água quente gratuita da cidade, resultando em uma grande procura, com fila de 300 pessoas para vagas em uma das seis turmas ofertadas.

O NATI também incentiva a convivência social dos idosos, realizando bailes, viagens e oficinas, fazendo com que os idosos sintam-se uma grande família. “Muitos chegam bem cedo para as atividades, para conversar”, diz a coordenadora Adriana Cavali, comentando que os usuários sentem necessidade da convivência entre si. Com o início do semestre letivo na universidade, as atividades do núcleo recomeçam, e os participantes alegram-se com a possibilidade de retornarem seus exercícios. “Que bom que começaram as aulas, estávamos parados e enferrujados”, comenta a senhora Dorvalina Fernandes.

Adriana ainda diz que regularmente são feitas reuniões com os bolsistas envolvidos no projeto, para que eles saibam que “o idoso precisa de carinho, não é só dar aula por dar”. A coordenadora ainda diz que é pensado o enfoque social e afetivo porque acima de tudo, está-se cuidando da parte psíquica do idoso. “Mexendo com o físico estamos mexendo com a mente dessas pessoas”, afirma.

Conscientização

Alguns dos integrantes do NATI frequentam-no desde o seu início, há 20 anos. A maioria das Universidades Federais iniciaram núcleos da terceira idade no começo dos anos 90, já que foi nessa década em que a preocupação com os idosos ganhou maior importância.

Para participar

São oferecidas para a população acima dos 60 anos, seis turmas de hidroginástica, duas de musculação e três de ginástica. Para realizar a inscrição, na lista de espera, basta ir até a recepção da ESEF, Rua Luís de Camões, 625, no bairro Três Vendas.

Publicações

No ano de 2011 pesquisadoras incluídas no NATI publicaram pela Editora e Gráfica da UFPel, dois livros com a temática “Trabalhando com a terceira idade”. Um, nomeado “Práticas interdisciplinares” foi escrito pela atual coordenadora Adriana Cavali, juntamente com a ex coordenadora Mariângela Afonso. Um segundo, intitulado “Estudos e pesquisas”, foi escrito por Anderson Leandro Campos, pesquisador do núcleo, além da ex e da atual coordenadora do projeto. Os livros apresentam artigos escritos por alunos e graduados em Educação Física, que pesquisam a condição de vida na terceira idade. Com 600 tiragens publicadas, os dois livros apresentam 19 artigos, que, ao todo, contribuem para uma melhor compreensão do trabalho realizado com os idosos.

foto 10foto 11

Publicado em 07/11/2013, na categoria Notícias.