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  • BOLSAS GRUPO TORDESILLAS-FUNDACIÓN CAROLINA

    Presentación

    Las becas de estancias cortas tienen como objetivo completar la formación postdoctoral de profesores de los centros universitarios brasileños y portugueses integrantes del Grupo Tordesillas: http://www.grupotordesillas.net/miembros/. Los beneficiarios de este programa de estancias cortas postdoctorales deben permanecer en España un mínimo de un mes y un máximo de tres meses, y estar siempre avalados por un experto o por un centro receptor español integrante del Grupo Tordesillas.

    En todos los casos, es el Grupo Tordesillas quien postula a los candidatos ante la Fundación Carolina.

    Requisitos

    Para ser candidato elegible es necesario cumplir los siguientes requisitos:

    • Ser ciudadano brasileño o portugués.
    • Estar en posesión del grado académico de doctor.
    • Ser docente de una universidad brasileña o portuguesa integrante del Grupo Tordesillas, con certificación de compromiso institucional de retorno, una vez finalizada la estancia.
    • Cumplir con los requisitos de excelencia curricular y experiencia profesional.
    • Cumplir con las exigencias legales o contractuales establecidas por el Grupo Tordesillas y por la Fundación Carolina.
    • Haber obtenido previamente la invitación de la universidad o de la institución española donde se realice la investigación.
    • Se valorará positivamente que el candidato esté colaborando en uno de los Colegios Doctorales Tordesillas existentes.
    • No ser residente en España.

    Prazo: 5 de abril.

    http://gestion.fundacioncarolina.es/programas/4877

  • Study of the U.S. Institute (SUSI) – para docentes

    Estão abertas as inscrições para participação na edição 2018 do Study of the U.S. Institute (SUSI) for Scholars, que ocorre entre junho e agosto de 2018 em cinco diferentes áreas:

    1. Institute on American Politics and Political Thought – University of Massachusetts, Donahue Institute in Amherst, MA
    2. Institute on Contemporary American Literature – Seattle University in Washington.
    3. Institute on Journalism and Media – Ohio University in Athens, Ohio.
    4. Institute on Religious Pluralism in the U.S. – Dialogue Institute at Temple University, Philadelphia, PA
    5. Institute on U.S. Culture and Society –  New York University

    Prazo: 17/JANEIRO

    ANEXO 1

    ANEXO 2

    ANEXO 3

    ANEXO 4

  • CRINTER EM NOVO ENDEREÇO

    Informamos à comunidade acadêmica que estamos em novo endereço: Rua Lobo da Costa, 447 (esquina Álvaro Chaves).

    Estamos localizados no mesmo prédio da Agência Lagoa Mirim, andar térreo.

    Nossos demais contatos permanecem os mesmos: 3225-3943 / crinter.ufpel@gmail.com

  • Resultado seleção de voluntários CRInter

    Após o cumprimento dos critérios do Edital 04/2017, a CRInter torna público o resultado da seleção de voluntários, conforme a listagem que segue:

    • Alysson Araldi Boschi
    • Leonardo Santos da Rosa
    • Vinicius Zanchin Baldissera

    A CRInter entrará em contato por e-mail com os selecionados para informar sobre as próximas etapas da seleção.

  • Edital Bolsa Mérito 2018/1

    A Coordenação de Relações Internacionais – CRInter da Universidade Federal de Pelotas no uso de suas atribuições, em complemento ao Edital de Convocação DC Nº 04/2017 do Ministério de Relações Exteriores (MRE), torna público o presente edital para pré-seleção de candidatos à BOLSA MÉRITO 2018/1, nos termos da Portaria Ministerial nº 200, de 20 de março de 2012, que estabelece as diretrizes para a concessão da mencionada Bolsa.

    Edital 05-2017 Bolsa Mérito 2018/1

  • LE STUDIUM RESEARCH FELLOWSHIP

    The LE STUDIUM RESEARCH FELLOWSHIP is designed to attract internationally competitive researchers for at least one year. An average of twelve awards are available in this campaign. Experienced international researchers are eligible to submit an application after having negotiated their acceptance to a host laboratory and/or host enterprise.

    OBJECTIVES

    • 12 months residency to lead a collaborative research project,
    • integration into the international research faculty in region Centre-Val de Loire,
    • involvement in the scientific exchange, network activities and animation led by LE STUDIUM to favour transdisciplinary exchanges,
    • organisation of a set of scientific events (conferences, workshops….)
    • creation of a long lasting link between the foreign researcher and the host laboratory.

     

    This fellowship award is available for the arrival of the applicant researcher between 1st September 2018 and 30th June 2019.

    More information are available in the Guidelines document.

    An indicative application form is also available below. Please not that this form is designed to share information between partners of a project. Applications must be completed online on the LE STUDIUM website.Applications submitted by email will not be not evaluated.

    Deadline for submission of applications is set on 8th February 2018 at 5:00pm (CET Paris time).
    http://www.lestudium-ias.com/content/studium-research-fellowship

  • Institut des Hautes Etudes de l’Amérique Latine (Paris) oferece cátedras para estadias de 4 meses

    CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA AS CÁTEDRAS DE PROFESSORES CONVIDADOS

    Sessão de candidaturas 2018-2019 CHAMADA ABERTA.

     

    Condições de acesso


    ■ O candidato deve ter menos de 65 anos durante seu período de ensino ou estada no IHEAL e ser titular de um doutoradoser professor em uma universidade ou pesquisador titular em um organismo de pesquisa estrangeiro no momento da candidatura

    ■ O IHEAL privilegia as candidaturas para um semestre (4 meses, de setembro a dezembro ou de janeiro a abril), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

    ■ Os beneficiários das cátedras são solicitados a ministrar dois cursos por semestre, para um total de 24 ou 26 horas de aula conforme o semestre. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser modificados em função das necessidades do IHEAL.

    ■ O IHEAL recebe candidaturas em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Durante o ano letivo 2018-2019, o comitê de seleção prestará uma atenção particular – mas não exclusiva – às propostas de curso nas disciplinas de geografia, economia e  antropologia, como também nas áreas de estudo relativas à América Central, ao Caribe e aos países andinos.

     

    Os professores e pesquisadores que beneficiam da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

    Os cursos podem ser ministrados em francês, espanhol, português ou em inglês.

     

    Dossiês de candidatura


    As candidaturas só serão aceitas através do modo digital. Os candidatos devem :

    1/ Preencher o formulário digital disponível aqui

    2/ Enviar por email uma copia digital (formato word, pdf, o imagem escaneada) para iheal-chaires@univ-paris3.fr dos seguintes documentos :

    ■ Uma carta de motivação.

    ■ Um certificado (de 2017)  de vinculação a uma universidade.

    ■ Um curriculum vitae sintético (máximo de 6 páginas) contendo dados pessoais básicos ; formação universitária (sem mencionar seminários ou as formações de menos de um ano) ; experiência profissional ; atividades de ensino e de pesquisa ; atividades administrativas e de valorização da pesquisa, se houver ; participação em colóquios de porte nacional ou internacional ; e a lista das publicações, classificada por obras, artigos em revistas com comitê de leitura, nacionais ou internacionais, relatórios de pesquisa, anais de colóquios e resenhas em revistas com comitê de leitura. Toda as informações no CV devem ser apresentadas em ordem cronológica a partir das datas mais recentes.

    ■ Duas cartas de recomendação com carimbo e assinatura.

    ■ Uma cópia do diploma de doutorado.

    ■ Três propostas de curso para uma estada de um semestre, no seguinte formato : um resumo para cada curso (abstract) de no máximo uma página  incluindo os temas e os objetivos a alcançar. Agradecemos por indagar a lingua na qual o curso vai ser dada.

    ■ Uma cópia de passaporte com validade.

    —————————————————————————————————————–

    O dossiê completo  (formulário + email com todos os documentos) deve ser enviado antes do  7 de janeiro de 2018 (hora francesa). Um email de confirmação será enviado aos candidatos após a recepção do dossiê completo.

    O dossiê pode ser escrito em frances, espanhol; português ou inglês.

    Os dossiês incompletos ou enviados após o prazo não poderão ser examinados pelas comissões de seleção da Universidade. Não serão examinados dossiês enviados no formato papel.

    Todos as candidaturas serão objeto de uma avaliação dupla: uma de las será feita por um professor ou pesquisador exterior ao IHEAL.

    Para qualquer informação complementar, dirigir-se a : Manuel Suzarte, responsável administrativo das cátedras E-mail : iheal-chaires@univ-paris3.fr

  • Edital CRInter para a seleção de voluntários

    Programa Tutorial Integrado Voluntário para Internacionalização

    Edital CRInter 04/2017

    A Coordenação de Relações Internacionais – CRInter da Universidade Federal de Pelotas no uso de suas atribuições, torna público o presente edital para selecionar 5 alunos para trabalho voluntário de início imediato e formação de cadastro reserva.

    INSCRIÇÕES
    As inscrições e seleção dos candidatos serão realizadas diretamente na CRInter no período de 16/11/2017 a 1º/12/2017 conforme cronograma disposto nesse edital.
    A entrega de documentos para inscrição deverá ser feita na CRInter (Rua Lobo da Costa, 859), de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

    VAGAS
    Serão disponibilizadas 5 (cinco) vagas conforme segue:

    No de vagas Curso Atividade a ser desenvolvida
    1 Relações Internacionais Atividades institucionais e administrativas internacionais
    1 Relações Internacionais Pesquisa e redação científica em internacionalização do ensino superior
    1 Jornalismo Organização de eventos e Marketing internacional
    1 Cinema e Audiovisual Produção de material institucional
    1 Design Gráfico Trabalhos gráficos institucionais
    1 Letras Tradução Port/Esp Tradução de documentos

    CARGA HORÁRIA E VIGÊNCIA:
    O aluno voluntário exercerá suas atividades por 12 horas semanais. A vigência do voluntariado será de um semestre, podendo ser renovada por interesse do aluno e da CRInter.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
    Para participar da seleção, o aluno deverá:
    a) Estar regularmente matriculado e frequentando os seguintes cursos a partir do 2º semestre:
    – Relações Internacionais
    – Jornalismo
    – Cinema e Audiovisual
    – Design Gráfico
    – Bacharelado em Letras – Tradução Espanhol-Português

    b) Não ter outras modalidades de bolsa / estágio, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil;

    c) Ter no mínimo 3 (três) aprovações no semestre anterior ao da inscrição;

    d) Ter média geral no histórico escolar igual ou maior que 7.0 (sete);

    e) Ter conhecimento em língua inglesa/língua espanhola (aptidão a ser verificada mediante entrevista presencial)

    DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO:

    a) Ficha de inscrição (Anexo I)

    b) Histórico atualizado

    c) Atestado de matrícula em 2017/2

    d) Proposta de plano de trabalho para a vaga que pleitear

    e) Currículo Lattes

    SELEÇÃO

    A seleção será feita por análise de histórico, currículo e entrevista.

    Na entrevista serão realizadas perguntas em inglês ou espanhol.

    RESULTADO

    O resultado será divulgado no site da CRInter a partir de 06/12/2017.

    CRONOGRAMA

    Inscrições: 16/11/2017 a 1º/12/2017

    Entrevistas: 05 e 06/12 das 13h às 17h, conforme agendamento no momento da inscrição.

     

    Pelotas, 14 de novembro de 2017.

     

    Prof. Maximiliano Cenci

    Coordenador de Relações Internacionais

    EDITAL COMPLETO COM FICHA DE INSCRIÇÃO

  • Bolsas para a Turquia

    Além de proporcionar oportunidades de educação a um nível internacional, bem como uma riqueza de conhecimento e experiência, a Turquia também oferece bolsas de estudo extraordinárias para estudantes internacionais do mundo todo estudarem nas mais prestigiadas universidades da Turquia.

    As candidaturas às bolsas da Turquia de 2018 estarão abertas dos dias 1 a 30 de novembro de 2017 para os seguintes países: Angola, Argentina, Botswana, Brasil, África do Sul, Quênia, Colômbia, Costa Rica, Malásia, Maurício, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Peru, Ruanda, Singapura, Chile, Tailândia, Uganda, Uruguai, Nova Zelândia, Zâmbia, Zimbábue.

    As candidaturas serão abertas aos candidatos que desejam estudar níveis de bacharel, mestrado e doutorado.

    As datas de candidatura para outros países serão anunciadas posteriormente.

    As aplicações só podem ser feitas através de www.turkiyeburslari.gov.tr. Os candidatos são obrigados a enviar e carregar os documentos necessários no sistema de candidatura.

    As candidaturas entregues por correio ou à mão não serão aceitas.

    FAQs

    Existem pessoas autorizadas ou instituições para a candidatura?

    Não há instituições ou pessoas autorizadas para se candidatar às bolsas da Turquia. Os candidatos devem enviar seus pedidos para www.turkiyeburslari.gov.tr. É fortemente recomendado que os candidatos leiam as instruções e os avisos no sistema de candidatura.

    Existe uma idade limite para se candidatar?

    Os candidatos não devem ter mais de 21 anos de idade para graduação, 30 anos de idade para  mestrado e 35 anos para doutorado.

    É necessário se formar para se candidatar?

    Os estudantes que desejam se candidatar às bolsas de estudo da Turquia devem ser formados ou então deverão se formar até o final deste ano letivo.

    Há algum documento necessário para ser enviado durante a candidatura?

    Os candidatos devem cumprir os critérios da universidade e do departamento que escolherem. Se for requerido pela universidade ou departamneot, os candidados devem enviar documentos como a notas do SAT, TOEFL, DELF, YDS, etc. Os candidatos que não enviarem os documentos exigidos não serão avaliados.

    Como é o processo de avaliação dos candidatos?

    No processo de avaliação das candidaturas, os candidatos serão avaliados com base na sua elegibilidade para a candidatura do programa, bem como suas conquistas acadêmicas e sociais.

    É possível que os candidatos escolham qualquer departamento que desejam?

    No sistema de candidatura, as universidades e os departamentos que os candidatos poderão escolher, estarão disponíveis de acordo com o background educacional do candidato. Os candidatos só podem escolher as universidades e os departamentos disponíveis no sistema. Não é possível uma escolha adicional de universidade ou departamento que não está no sistema.

    Quais canais de comunicação posso usar para obter informações detalhadas?

    Para mais informações sobre as Bolsas da Turquia, visite nosso site em www.turkiyeburslari.gov.tr, alcance nosso call center em 0850 455 0982 ou envie um e-mail para info@turkiyeburslari.org.

  • Edital do Idiomas sem Fronteiras para intercâmbio em universidade americana

    A Universidade Federal de Pelotas foi uma das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) selecionadas para participar da fase piloto do Programa Letras sem Fronteiras (LsF). Neste momento, as IFES estão realizando a seleção de bolsistas dos NucLi-IsF por meio de edital para participarem de intercâmbio em uma universidade americana por dois meses, desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino de língua portuguesa como língua estrangeira e outras atividades relacionadas a línguas, pesquisa e intercâmbio cultural.

    É necessário ser bolsista de inglês do NucLi da UFPel com bolsa vigente até, no mínimo, 1 semestre quando do retorno do intercâmbio; ou ter sido bolsista de inglês do NucLi UFPel no passado.

    Mais informações no Edital.

    *QUAISQUER DÚVIDAS ACERCA DO EDITAL DEVEM SER TRATADAS DIRETAMENTE COM O PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS PELO E-MAIL idiomas.ufpel@gmail.com