Fulbright seleciona brasileiros para iniciativa internacional e multidisciplinar de estudos sobre a Amazônia

A  Comissão Fulbright no Brasil e o U.S. Department of State, Bureau of Educational and Cultural Affairs (ECA) anunciam a abertura de processo seletivo para acadêmicos, pesquisadores e profissionais em início ou meio de carreira integrarem equipe internacional e multidisciplinar liderada pelos professores Dr. Carlos Valério Aguiar Gomes (Universidade Federal do Pará) e Dr. Jeffrey Hoelle (University of California, Santa Barbara).

São quatro bolsas para brasileiros participarem de uma rede de colaboração científica e análise de políticas públicas, que tem como objetivo criar e promover uma rede de colaboração científica sobre questões pan-amazônicas. Ao longo de 18 meses e se apropriando de um modelo colaborativo, a Fulbright Amazonia Initiative busca transformar teorias em práticas para tratar de relevantes questões de políticas públicas para alguns dos desafios das nações pan-amazônicas em:

• Adaptação e mitigação às mudanças climáticas;
  • Fortalecimento da segurança humana e da saúde ambiental; e
  • Bioeconomia e desenvolvimento sustentável.

No total, serão selecionados até 16 pesquisadores, sendo quatro do Brasil, quatro dos Estados Unidos e oito dos demais países da região amazônica. Além da obrigatoriedade de participação em três sessões plenárias presenciais e uma reunião plenária virtual mensalmente, os selecionados deverão realizar pesquisa de no mínimo seis semanas consecutivas e no máximo três meses em uma instituição de ensino superior, centro de pesquisa ou organização não-governamental nos Estados Unidos.

Requisitos para candidatos do Brasil

• Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Residir no Brasil durante o processo de seleção;
  • Acadêmicos, pesquisadores e/ou profissionais afiliados a centros de pesquisas, instituições de ensino superior, instituições públicas ou organizações não-governamentais em nível inicial ou médio de suas carreiras;
  • Possuir experiência acadêmica e/ou profissional e/ou de pesquisa em uma das três áreas temáticas;
  • Doutorado ou equivalência profissional é preferível, mas não obrigatório.
  • Candidatos sem o título de PhD devem possuir o mínimo 5 anos de experiência profissional e/ou com pesquisa na área; Proficiência em inglês a ser comprovada.
  • A proficiência em espanhol é desejada, mas não obrigatória.

Segundo Luiz Valcov Loureiro, diretor da Comissão Fulbright Brasil, a ideia é somar esforços de pesquisadores, líderes e profissionais atuantes na região para pensar soluções para um futuro sustentável da região. “Queremos dar ferramentas para que os participantes possam ser agentes de mudança, propondo projetos fundamentais para a região. Para colocar suas ideias em prática terão a oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares internacionais”, explica.

Mais detalhes sobre o Programa Fulbright Amazonia Initiative 2022-2024  podem ser encontrados no site da Fulbright Brasil. Para tirar dúvidas dos candidatos sobre a seleção, a Fulbright Brasil realiza live no dia 14 de outubro de abril às 11h no canal de YouTube e no LinkedIn da Fulbright. Questões sobre a seleção podem ser enviadas para amazonia@fulbright.org.br. Veja todas as bolsas da Fulbright no site: fulbright.org.br

Live para tirar dúvidas

No dia 14 de outubro às 11h (BRT), a Comissão Fulbright Brasil realiza live no YouTube de Fulbright para tirar dúvidas dos candidatos. Clique aqui para participar
Sobre a Comissão Fulbright
O programa da Comissão Fulbright no Brasil iniciou-se em 1957 e já beneficiou mais de 3.500 brasileiros. No mundo, já foram concedidas mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países. A Comissão Fulbright no Brasil oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.