Sociedade Italiana

Em Pelotas, em fins do século XIX, a partir da colonização italiana em algumas localidades do município e da necessidade desse conjunto de colonos organizarem-se de forma a promover sua cultura e criar condições para “beneficiar, proteger e socorrer os seus associados, suas esposas e filhos menores” (Art. 1º, parágrafo 1º – Estatuto de 1902), surgem duas sociedades congregando italianos.

Em 1873, surgiu a primeira sociedade italiana pelotense, Unione e Philantropia, nas dependências do Hotel Aliança, a qual depois sofre uma dissidência, com o mesmo nome. Em 1883, organizou-se a Sociedade de Socorros Mútuos Circolo Garibaldi. Em fins de 1885, ocorre a fusão entre as associações italianas, criando-se a Sociedades Italianas Reunidas Unione e Philantropia e Circolo Garibaldi. Esta sociedade terá uma ativa participação no final do século XIX em Pelotas… [ver mais em Dicionário de História de Pelotas]

Em 17 de outubro de 1938 houve a alteração da designação da sociedade, que passou a chamar-se Società Italiana Guglielmo Marconi, conforme estatuto abaixo.

Veja a íntegra dos estatutos de 1877, 1902, 1903 e 1938 abaixo.

Estatuto da Sociedade Italiana União e Philantropia de 1877

Estatuto da Sociedades Italianas Reunidas Unione e Philantropia e Circolo Garibaldi de 1902

Estatuto da Sociedades Italianas Reunidas Unione e Philantropia e Circolo Garibaldi de 1903

Estatuto da Società Italiana Guglielmo Marconi de 1938

* Os documentos fazem parte de projetos de pesquisa da Profa. Beatriz Ana Loner e sua digitalização ocorreu com o auxílio da pesquisadora Elisabeth da Rosa Conill.
* Autorizado o uso acadêmico desde que citada a fonte.