Chamada para publicação no Dossiê: História da Educação e Ensino de História: temas, fontes e problematizações, 2018/1.
Organizadores do dossiê: Magno Francisco de Jesus Santos-UFRN e Fernando Ripe – UFPEL
O objetivo deste dossiê é agregar estudos dos campos da História da Educação e do Ensino de História, problematizados em diferentes contextos, bem como a partir de distintas fontes, abordagens temáticas e perspectivas teóricas.
Nas últimas décadas observa-se a emergência de dois importantes campos de pesquisa na historiografia brasileira – História da Educação e Ensino de História – cujas efervescências de produções acadêmicas podem ser atestadas pelos inúmeros trabalhos de pós-graduação defendidos no Brasil, pelos significativos eventos realizados, pelas publicações de/em revistas científicas e pela consolidação de vários grupos de pesquisa.
Assim, pretendemos reunir artigos resultantes de pesquisas que façam a mediação entre diferentes modos de pensar, conceber e analisar a relação entre a História da Educação e o Ensino de História. Nesse sentido, por exemplo, pesquisas que tomam como referências a historicidade dos processos culturais escolarizados, as práticas e discursos mobilizados para ensinar e aprender saberes e conhecimentos (históricos), a dinâmica legislativa sobre aspectos educativos em geral e do ensino de História em particular, os agentes intelectuais que pensaram a escola, a educação e o ensino de História, as memórias sobre práticas, normas, regimes e instruções, são discussões significativas e importantes para o campo das Ciências Humanas e serão bem-vindas neste dossiê.
Nesse sentido, a “História em Revista”, periódico do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas convida pós-graduandos, mestres e doutores que pesquisam sobre as dimensões da História da Educação e do Ensino de História a submeterem seus artigos e resenhas para avaliação e possível publicação.
Prazo de envio: 30 de abril de 2018
Você precisa fazer login para comentar.