Apresentação – HR – 10

Este é um número especial de História em Revista, que contém os Anais do VII Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História, ANPUH, núcleo Rio Grande do Sul, ocorrido de 19 a 23 de julho de 2004, na UFPel e que congregou um expressivo número de pesquisadores e estudantes de história.

O evento teve por título “História, memória e testemunho”, mas em sua programação, muitos outros assuntos e temas foram discutidos, como o comprova o próprio conjunto dos textos que agora são disponibilizados por escrito. A diretoria da ANPUH priorizou, na conferência de abertura e em um dos painéis, o tema do encontro, enquanto outro dava conta da necessária reavaliação do golpe de 64 em seu quadragésimo aniversário. Quanto as mesas redondas, elas foram propostas e organizadas pelos vários GTs em funcionamento no estado.

Aqui se encontram publicados os textos referentes aos painéis e mesas redondas que aconteceram durante o evento. Alguns palestrantes decidiram por não disponibilizar seus textos para publicação. Mesmo assim, sobrou suficiente material e de qualidade, para montar este número que agora vocês têm em mãos. Entretanto, como algumas mesas ou painéis ficaram sem a integra das contribuições apresentadas, optamos por colocar os artigos por ordem da apresentação no próprio encontro.

O fato deste número da revista representar os anais do encontro, de certa forma trouxe modificações em sua padronização interna, pois esta edição não contempla seções normais, como instrumentos de trabalho e resenhas, além de não ter mantido a exigência de resumos/abstracts, devido à própria diversidade das contribuições apresentadas. Essa mesma variedade fica evidente nos artigos, com alguns mantendo uma liberdade maior, própria de “papers” apresentados oralmente e outros seguindo as regras acadêmicas formais, alguns deles baseados em trabalhos acadêmicos de seus autores.

Entretanto, no seu conjunto, eles refletem boa parte do que se constituiu no evento, salutar e renovada experiência de encontro de historiadores oriundos de realidades diversas, tanto em termos de locais de ensino, quanto das metodologias de pesquisa, sem falar na multiplicidade de objetos e temas de pesquisa. Essa diversidade é por nós saudada com orgulho e estará presente em cada um dos textos que fazem parte deste número especial de nossa revista.

Finalmente, temos que lembrar que este número também apresenta diferenças em sua editoria, que é conjunta, representando um momento de transição. A acumulação de tarefas, necessária em departamentos pequenos para a qualificação de seus quadros, finalmente foi encerrada e torna-se possível uma renovação editorial, representada na pessoa da professora Lorena Almeida Gill, que já está encaminhando a próxima edição comemorativa dos 10 anos de História em Revista.

As Editoras.

| voltar |