Álbum de Pelotas de 1922

No ano de 1922, por conta da comemoração do primeiro centenário da Independência do Brasil, foi editado o “Álbum de Pelotas de 1922”, cujo conteúdo abarcou aspectos culturais, econômicos, políticos, geográficos e sociais da cidade àquela época.

Além de textos, ele é rico em imagens, gravuras e páginas publicitárias. Nele é possível acessar crônicas, poesias e manifestações de figuras proeminentes da “Princesa do Sul” do começo do século XX.

Pelo conteúdo, atualmente reveste-se de fonte histórica e está sendo revisitado no projeto “Centenário do Álbum de Pelotas de 1922: fotografias, memória e história“, coordenado pelo Prof. Aristeu Lopes, com o objetivo de “organizar uma coletânea comemorativa aos 100 da publicação do Álbum de Pelotas de 1922, a qual será composta por três partes: primeira, por capítulos produzidos por pesquisadores locais que abordarão temáticas contempladas no Álbum em 1922; segunda, por um estudo comparado entre as imagens de 1922 com fotografias dos espaços urbanos atuais da cidade e, por fim, a terceira parte com capítulos com temáticas sobre a história de Pelotas não contempladas na publicação de 1922.”

Outros trabalhos já foram desenvolvidos tendo o Álbum por inspiração, como por exemplo:

Confira a digitalização realizada pelo NDH nos links abaixo:

Obs.: Caso encontre algum erro ou dificuldade de acesso, entre em contato!