Feliz Dia do Biólogo – 03 de setembro

O dia do biólogo, profissional que atua na área da Biologia, é comemorado em 3 de setembro porque a profissão foi regulamentada em 3 de setembro de 1979 dia em que  foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio) ficando estabelecido como Dia Nacional do Biólogo (CRBio-03). A biologia é o estudo de todas as formas de vida no planeta. Dentro da atuação do biólogo, há os estudos nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção, dentre outras.(área de atuação do biólogo).

O Curso de Ciências Biológicas do instituto de Biologia foi implantado no primeiro semestre de 1996 tendo como primeiro Coordenador o professor Luiz Fernando Minello (atual Diretor da Unidade) sendo Bacharelado e Licenciatura juntos. No ano de 2003 o Curso foi dividido em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. Dessa primeira turma, atualmente atua como docente no Instituto de Biologia da UFPEL a professora Rosângela Ferreira Rodrigues (1999, DM) e de turmas posteriores o professor Marcos Marreiro Villela (2001, DMP), Robledo Lima Gil (2002, DMP), Eduardo Bernardi (2004, DMP)assim como as TAEs Michele Pepe Cerqueira (2003, DFF), , Marco Antonio Afonso Coimbra (2003, NURFS), Greici Maia Behling  (2004, NURFS) e Laura Borba Vilanova (2006, DB)   Foram Coordenadores do Curso os professores  Carlos Frederico Nalepinski Widholzer (1996 – 2000, DB); Clóvis Campos Alt; (pró-têmpore|- 1998); Beatriz Helena Gomes Rocha (2004-2010, 2013-2015) ; Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez (2011-2012);  Mabel Mascarenhas Wiegand (2015-2017); Leila de Fatima Nogueira Macias (2017-2019); Adriana Lourenço da Silva (2019-2021;  Izabel Cristina Custódio de Souza (2021 Adjunta Pró-Têmpore e 02/2022 a Coordenadora) ; Marco Antonio Tonus Marinho (2021 – 2022 férias Izabel);  Fernanda Hernandes Figueira (05/2022). Durante a gestão da professora Adriana e, atualmente da professora Fernanda, as professoras Marla Piumbini Rocha e Izabel Cristina Custódio de Souza exerceram a função de Coordenadoras Adjuntas.

O Instituto de Biologia através dos Departamentos de Botânica (DB), Ecologia, Zoologia e Genética (DEZG), Fisiologia e Farmacologia (DFF), Microbiologia e Parasitologia (DMP) e Morfologia (DM) dão suporte à formação básica e profissional dos futuros biólogos, sendo que algumas disciplinas são oferecidas por outras Unidade da UFPEL. Para apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Prestação de Serviços a Unidade conta com o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCR), o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS), o Horto Botânico irmão Teodoro Luis, o HerbárioPel e, recentemente o Núcleo de Ilustração Científica em fase de regulamentação. Todos esses órgãos suplementares servem de campo para estágios, pesquisas, extensão e outras atividades didáticas oferecidas aos alunos dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia. A atual administração da Unidade é exercida por um biólogo, fato que aconteceu pela primeira vez no ano de 2018 considerando a fundação da Unidade em 1969 quando foi criada a UFPEL. Cabe recordar que as raízes do Instituto de Biologia encontram-se na centenária Escola de Agronomia Eliseu Maciel e nas Faculdades de Medicina, Veterinária e Odontologia. A Unidade também incrementou seu número de docentes biólogos, assim como TAEs a partir da criação dos seus Cursos de Graduação que deram uma identidade própria, uma vez que, até então somente oferecia disciplinas a Cursos de outras Unidades da UFPEL, por ser considerada Básica.

Os alunos dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas têm assento nos Órgãos Colegiados da Unidade (Departamentos, Conselho Departamental, Colegiados de Cursos de Graduação e Pós-Graduação) e estão organizados através do seu Centro Acadêmico atualmente representado pela gestão Bertha Lutz.

O Instituto de Biologia para atender a demanda continuada de formação aos seus egressos oferece Cursos de Pós-Graduação Latu Senso em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Stricto Sensu através dos Programas de Pós-Graduação em Entomologia e Biologia Animal (ambos em extinção), Biodiversidade Animal, Fisiologia Vegetal, Microbiologias e Parasitologia e Multicêntrico em Fisiologia Humana.

Recordando nossa história e apresentando um pouco de nossa Unidade comemoramos mais esse dia do biólogo felicitando a todos atuais e futuros colegas. Feliz dia dos Biólogos, parabéns a todos colegas que fazem parte dessa grande família do Instituto de Biologia.

Publicado em 03/09/2022, na categoria Sem categoria.
Translate »