UFPel disponibiliza Higienizador Eco-Mãos em projeto para atendimento de pessoas em vulnerabilidade social realizado com o coletivo Parceiros na Caridade

A universidade Federal de Pelotas realizou uma parceria com o coletivo Parceiros na Caridade que tem como objetivo principal ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de refeições servidas aos domingos na Praça Dom Antônio Záttera ao meio dia. Para tal, foi disponibilizado um sistema de higienização portátil automático com grande autonomia para a higienização de mãos o qual foi desenvolvido por alunos, técnicos e professores do Centro de Engenharias (CENG) da UFPel. O sistema móvel foi montado para o uso a partir do último domingo 14 de fevereiro com repercussão positiva na comunidade da nossa cidade. Tal colaboração foi possível graças ao desejo da universidade ao estar sempre atenta às necessidades da comunidade onde está inserida. Os “Parceiros na Caridade” coletivo idealizado pelo Prof. Me. Horacio Severi em conjunto com a gestão da reitora da UFPel Prof. Dra. Isabela Fernandes Andrade, o Pró-reitor de Extensão e Cultura Prof. Dr. Eraldo dos Santos Pinheiro e o coordenador do projeto de extensão “Eco-maos” Prof. Dr. Elmer Alexis Gamboa Peñaloza.

O projeto do desenvolvimento destes sistemas de higienização nasce do interesse de um grupo de alunos discentes, egressos, técnicos e professores de gerar soluções práticas que ajudem às comunidades na mitigação de doenças através do uso de mecanismos de higienização automáticos que estejam disponíveis em locais chaves de alto fluxo de pessoas e que através de componentes didáticos possam ensinar os passos corretos de higienização, e assim disseminar este ensinamento nas nossas comunidades. A idéia das pias portáteis surge das orientações de um primeiro protótipo existente na Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Os higienizadores (ECO-MAOS) desenvolvidos pelo Centro de Engenharias da UFPel contam com um alto padrão de tecnologia e autonomia. Estes sistemas automáticos têm como principal objetivo realizar ações para prevenção de doenças que podem ser espalhadas pela falta de higienização de mãos adequada. Portanto, os protótipos de pia portáteis foram desenvolvidos considerando as recomendações sobre os adequados procedimentos e passos para a correta lavagem de mãos.

Para mais informações sobre o coletivo Parceiros na Caridade: (53) 98119-5891 ou pelas redes sociais. @parceirosnacaridade

Publicado em 17/02/2021, na categoria Últimos Posts.