Projeto “Despertando para a Eletrônica” promove oficinas em escola públicas

Estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como parte do projeto de extensão “Despertando para a Eletrônica”, ministraram em 2023 uma série de oficinas educativas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Francisco Simões, em Pelotas. A atividade é focada em conteúdos de Eletrônica Básica, com o objetivo despertar o interesse de alunas e alunos para o mundo da tecnologia e Engenharia. Com base na experiência em 2023, novas atividades serão propostas para 2024.

O Projeto oportuniza que estudantes das escolas públicas aprendam conceitos fundamentais de eletrônica. As turmas participam de experimentos práticos, que incluem atividades como o acendimento de LEDs e geração de som, com o uso de pilhas em circuitos simples (formados por resistores, capacitores, transistores, fototransistores e até um circuito integrado). Essas experiências práticas, conforme a equipe do Projeto, proporcionam uma compreensão “mais profunda e tangível” acerca dos princípios da eletrônica, por meio de uma metodologia “intuitiva e divertida”. Na primeira edição das oficinas, foram realizados três encontros.

O “Despertando para a Eletrônica”, além de contribuir com os conteúdos curriculares da Educação Básica (Projeto de Vida), busca enriquecer o conhecimento de estudantes do Ensino Fundamental, nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e incentivar a próxima geração de profissionais, com o desenvolvimento de jovens talentos na região. Graduandas e graduandos da Universidade também participam de forma ativa da organização e do planejamento de todas as atividades ligadas ao Projeto. Para informações sobre as oficinas ou como participar, o curso de Engenharia Eletrônica da UFPel atende pelo endereço engenhariaeletronica@gmail.com.

Publicado em 05/12/2023, na categoria Últimos Posts.