Projeto de Ensino do CENG desenvolve estudo que altera a distribuição de Vagas no PAVE da UFPel

O Grupo de Estudos do Centro de Engenharias ProEDAI – Projeto Exatas Diversidade Afro Indígenas Brasileiras realizou estudo sobre a distribuição de vagas no PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar. Esse processo seletivo é uma forma específica de ingresso nos cursos de graduação da UFPel, composta por avaliações anuais realizadas ao longo do ensino médio, destinado a alunos da Região de Pelotas. Até 2018 a distribuição das vagas nessa modalidade de acesso era realizada de acordo com as recomendações mínimas do MEC, ou seja, 50% das vagas reservadas para Escolas Públicas e outros 50% para Ampla Concorrência.

O estudo realizado pelo ProEDAI examinou a distribuição de alunos matriculados na rede de ensino médio da Região sul do Rio Grande do Sul. Nesta análise, o grupo concluiu que 93,7 % dos alunos do ensino médio da região estão matriculados em Escola Pública e apenas 6,7% em Escola Privada.

Com estes resultados o grupo apresentou os dados para a administração central da UFPel. Posteriormente, em uma reunião aberta com a comunidade, movimentos sociais e representações sindicais da área da educação foi encaminhada a necessidade de uma maior discussão sobre o assunto. No dia 14/08/2018 realizou-se uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas, onde foi apresentado o estudo, e nesta audiência uma proposta de alteração da distribuição da reserva de 90% das vagas para Escola Pública foi encaminhada, a ser avaliada pelo CONSUN – Conselho Superior da UPFel. No dia 16/08/2018 os resultados do estudo e a proposta foram apreciados pelos Conselheiros do CONSUN. Os conselheiros acolheram o estudo apresentado e a maioria do conselho aprovou a proposta gradual de aumento da distribuição de vagas do PAVE na proporção 75%, 80% e 90%, respectivamente nos editais do PAVE nos anos 2018, 2019 e 2020.

A equipe do ProEDAI agradece todos os colaboradores, movimentos sociais, representantes de escolas públicas da região e pela sensibilidade dos Conselheiros que apoiaram a proposta de maior percentual nos primeiros anos do escalonamento. Para conhecimento segue o link da Resolução 06/2018 do CONSUN e o Edital do PAVE 2018

O ProEDAI é coordenado pelo Professor Gilson Porciúncula, tem como bolsistas de ensino os alunos Everton Freitas (Engenharia de Produção) e Taiane Cândido (Engenharia Agrícola) e como colaboradores o professor Rômulo Nunes, a mestranda em Sociologia Mara Beatriz Nunes e a Técnica Administrativa Adriana Gomes.

Publicado em 27/08/2018, na categoria Últimos Posts.
Marcado com as tags projeto de ensino.