Projeto de Avaliação e Revitalização do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (PAR-AUD)
Nesta quarta-feira, dia 08 de maio de 2019, a equipe do Projeto de Avaliação e Revitalização do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (PAR-AUD) cumpriram agenda na Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – AUD, onde participaram de reunião para apresentação de resultados e entrega de Produtos das primeiras etapas do projeto. Além da equipe do PAR-AUD, participaram da reunião a Diretoria e equipe gestora do Perímetro, bem como os representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional – MDR, o Diretor João Mendes da Rocha Neto – Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano e o Coordenador Valdir Juswiak, – Coordenação de Instrumentos de Agricultura Irrigada.
O projeto PAR-AUD é coordenado pelo prof. Gilson Porciúncula, cuja equipe é composta por professores e técnico administrativo do Centro de Engenharias – CENG e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAURB, bolsistas de graduação, mestrado e doutorado de diversos cursos de Engenharia e da Arquitetura. Neste projeto foram definidas três metas de trabalho: Meta 1 – Estudo e Avaliação do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, Meta 2 – Proposta de Revitalização do Perímetro e Meta 3 – Proposta de uso de Energia Alternativa para o Perímetro.
Durante a reunião foram apresentados os resultados das três Metas do projeto. A coordenadora da Meta 1, profa. Rita de Cássia Fraga Damé e a profa. Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra entregaram os produtos da Etapa 1.1 – Avaliação e Inventário do Perímetro. A equipe da Meta 2, coordenada pelo prof. Giusepe Stefanello entregaram o produto da Etapa 2.1 – Diagnóstico da Infraestrutura do Perímetro. A Meta 3, coordenada pela profa. Isabela Salamoni e representada pelo prof. Antônio César Silveira Baptista da Silva e sua equipe, apresentaram o estudo para o Uso de Energia Solar no Perímetro. Foi destacado na apresentação que, embora tenham ocorrido imprevistos orçamentários e burocráticos, que atrasaram a execução do projeto, o apoio do MDR, bem como a dedicação da equipe, tem feito com que o mesmo esteja dentro dos prazos previstos no Plano de Trabalho.