Professores do CEng premiados em evento internacional, junto à Computação da UFPel

A Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi agraciada com dois dos três prêmios de melhor artigo no IEEE/ACM 33ʳᵈ Symposium on Integrated Circuits and Systems Design (33o Simpósio sobre Circuitos Integrados e Projeto de Sistemas da IEEE e ACM), realizado em forma virtual neste ano, de 24 a 28 de agosto.

Na categoria Best Paper Award (Prêmio de Melhor Artigo) o trabalho vencedor foi “Directional Intra Frame Prediction Architecture with Edge Filter and Upsampling for AV1 Video Coding” (“Arquitetura para Predição Intraquadro Direcional com Filtro de Borda e Sobre Amostragem para a Codificação de Vídeo AV1”), de Luiz Neto, Marcel Corrêa, Daniel Palomino, Luciano Agostini e Guilherme Corrêa.

Na categoria Honorable Mention (Menção Honrosa) foi escolhido o trabalho “A Straightforward Methodology for QCA Circuits Design” (“Uma Metodologia Simples para o Projeto de Circuitos QCA”), de autoria de Julio Domingues, Leomar Rosa Jr e Felipe Marques.

Todos os autores são da UFPel. Luiz Neto é estudante do curso de Engenharia de Computação, enquanto que Julio Domingues e Marcel Corrêa são doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC). Os professores Daniel Palomino, Luciano Agostini, Guilherme Corrêa, Leomar Rosa Jr. e Felipe Marques são todos membros permanentes do PPGC. Sendo os docentes Daniel Palomino e Felipe Marques também docentes efetivos do Centro de Engenharias.

“O prêmio de melhor artigo no evento mostra que estamos produzindo pesquisa de qualidade nos cursos de Computação da UFPel, com relevância nacional e internacional”, destaca o professor Guilherme Corrêa. Segundo o docente, o trabalho apresentado por Luiz Neto no evento representa a primeira solução em hardware para um módulo importante do codificador de vídeos AV1, que em breve será o padrão usado no Netflix, YouTube e outras plataformas de streaming de vídeo. Corrêa destaca que o artigo premiado foi liderado por um estudante de graduação e contou com colaboração de um doutorando, o que indica que a Computação está conseguindo integrar as ações na graduação e na pós para desenvolver trabalhos relevantes.

O professor Felipe Marques enfatizou que o destaque recebido demonstra a importância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no PPGC. O professor explica que o estudo está focado no desenvolvimento de ferramentas computacionais para a automação do projeto de circuitos integrados que realizam computação quântica. De acordo com ele, algumas tecnologias estão sendo desenvolvidas para substituir a tecnologia CMOS, utilizada atualmente, e aumentarão significativamente o poder de processamento dos circuitos, mantendo um baixíssimo consumo de energia, o que é muito importante para dispositivos portáteis. “Por exemplo, poderemos utilizar computadores ou celulares por várias horas (ou talvez dias), sem que seja necessário recarregar a bateria”, explica.

Ambos os docentes salientam tanto a importância do PPGC na formação de professores quanto o fato de que o trabalho é indicador de nucleação, já que os doutorandos Julio Domingues e Marcel Corrêa são, respectivamente, professores na Unipampa e no IFSul, em Bagé. “Assim como eles, temos outros diversos doutorandos que são professores em várias instituições, o que demonstra ainda mais a relevância do PPGC para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, comentou Guilherme Corrêa. “Eles se mostram qualificados para liderar pesquisas em suas instituições, mantendo colaboração com os pesquisadores da UFPel”, afirmou Marques.

Como resultado do prêmio recebido, os dois trabalhos serão convidados para envio de uma versão estendida para o periódico IEEE Design & Test (IEEE Projeto e Teste).

Publicado em 04/09/2020, na categoria Últimos Posts.