Professor do CEng compõe única equipe do RS, habilitada junto ao FNDE como parte dos Centros Colaboradores em Materiais Didáticos e de Apoio à Prática Educativa (Cepli)

Única universidade do Rio Grande do Sul, a UFPel foi habilitada no edital de convocação de IFES/2020 – CGLP (Coordenação-Geral dos Programas do Livro) [1].

A proposta técnica apresentada é parte integrante do processo de formação de parcerias para desenvolver ações de pesquisa e/ou ensino e/ou extensão no âmbito dos programas e ações do Livro e Material Didático.

A Equipe proponente é composta pelos representantes institucionais:
Tiago Thompsen Primo (CEng)
Rafael Vetromille-Castro (CLC)

E os seguintes pesquisadores:
Antonio Maurício Medeiros Alves (FAE)
Luciana Foss (CDTec)
Marilton Aguiar (CDTec)
Maria de Fátima Cóssio (FAE)
Simone Cavalheiro (CDTec)
Tatiana Aires Tavares (CDTec)

A equipe UFPel apresenta sua proposta objetivando a formação de uma rede de colaboração com outras Instituições Federais de Ensino para a realização de atividades cooperativas no âmbito do PNLD.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS pretende contribuir ativamente com sua capacidade técnica considerando as seguintes formas de atuação:

1) Desenvolvimento e aplicação de modelos, métodos, técnicas, instrumentos e tecnologias que contribuam para aperfeiçoamento da gestão dos programas/ações, contribuindo para elevar eficácia, eficiência, e sustentabilidade dessas políticas.

2) Elaboração e implementação de projetos de intervenção para melhoria nos programas/ações, solução de problemas e superação de obstáculos que possam comprometer os resultados das políticas.

3) Formação de gestores, professores, conselheiros e demais partícipes dos programas/ações, capacitando-os quanto aos aspectos conceituais, normativos e operacionais necessários à execução e acompanhamento dessas políticas.

4) Desenvolvimento de materiais educativos voltados para a divulgação dos procedimentos estabelecidos nos processos do PNLD, especialmente, por meio de vídeos e animações digitais.

5) Estudo e tratamento de dados do alunado brasileiro, com o objetivo de se aproximar estimativa e efetivo atendimento, considerando projeções de quantidades, localidades e meios do atendimento educacional.

Parabéns a equipe proponente, em especial ao Tiago Thompsen Primo!

[1] https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/servlet/INPDFViewer?jornal=530&pagina=55&data=12/11/2020&captchafield=firstAccess

Publicado em 17/11/2020, na categoria Últimos Posts.