NOVEMBRO AZUL UFPEL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.  Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/novembro/novembro-azul-ministerio-da-saude-reforca-cuidados-com-saude-do-homem

Pensando nisso, a  Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (Progep/UFPel), através da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), está realizando uma campanha de sensibilização dos servidores, trabalhadores terceirizados e comunidade acadêmica sobre a importância da promoção à saúde do homem. Trata-se do Novembro Azul, promovido pelo Ministério da Saúde.

A campanha mundial do Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, incluindo a prevenção do câncer de próstata. A iniciativa ressalta a necessidade de realização de exames preventivos de rotina, a prática de exercícios físicos, escolhas saudáveis de alimentação e de evitar o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

No início do mês de novembro, a equipe da CSQV visitará as unidades acadêmicas e setores administrativos da UFPel a fim de apresentar orientações acerca da temática, além de entregar o símbolo da campanha e materiais informativos.

No dia 07 de novembro a equipe estará nas unidades centrais da UFPel. No dia seguinte (08), a visita será no Campus Capão do Leão. Finalizando o cronograma, será a vez de o Campus Anglo receber a ação, no dia 09.

Vestindo azulA CSQV convida as equipes de trabalho da UFPel para participarem da campanha vestindo-se de azul e registrando uma foto. A imagem pode ser enviada para o e-mail enfermagem.csqv@ufpel.edu.br até o dia 28/11, para divulgação nas mídias digitais da instituição.

Para mais informações: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/11/03/novembro-azul-ufpel-promove-campanha-no-mes-mundial-de-promocao-a-saude-do-homem/

Publicado em 08/11/2022, na categoria Últimos Posts.