Isabela Andrade e Aline Paliga tomam posse da direção do CEng

Mais uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas tem uma direção feminina: o Centro de Engenharias (CEng). Tomaram posse, na tarde desta quinta-feira (24), as novas diretora e diretora adjunta, respectivamente, as professoras Isabela Andrade e Aline Paliga, para um mandato de quatro anos.

A cerimônia de posse foi aberta com uma surpresa preparada por professores do centro: uma apresentação do Coral da UFPel. O repertório foi composto por três canções, que foram dos irlandeses do U2, passando pelos compositores brasileiros Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes e até chegar ao compositor nativista gaúcho Luiz Coronel.

Logo após o número musical, deu-se início à posse. Com a presença do reitor Pedro Curi Hallal, do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Christino, e do diretor que deixava o cargo, Cláudio Duarte, além das novas dirigentes, foi lida a portaria de nomeação publicada no Diário Oficial da União, seguida da assinatura do termo de posse.

Resgate da trajetória

Duarte fez seu discurso de despedida resgatando sua trajetória dentro da UFPel. Ele destacou a necessidade em criar um ambiente no qual os estudantes sejam formados com excelência em todos os seus âmbitos: “Pessoas bem formadas e com bons valores são aquelas que podem assegurar um bom futuro para nós”. Para o diretor, cada turma formada renova a certeza de que todo o esforço despendido vale a pena.

Deixando como herança, segundo suas palavras, um Centro de Engenharias maior, mais organizado e mais estruturado, ele citou a parceria com o professor Dênis Franco, que foi eleito com ele como diretor adjunto, mas que não finalizou o mandato. Duarte celebrou também a conquista do primeiro programa de pós-graduação da unidade, em Ciências Ambientais.

Tempo de consolidação e integração

Após a fala do ex-diretor, tomou a palavra a nova diretora adjunta, Aline Paliga. Ela iniciou sua fala dizendo que o contato com os jovens na academia deixam um sentimento de inquietação. Por isso o desejo de estar à frente da unidade: “Somos jovens e extremamente apaixonadas pelo nosso trabalho”. Ela afirmou ter a meta de manter o CEng na vanguarda da transformação, da tecnologia e da inovação. “O conhecimento é um patrimônio, uma riqueza a ser revertida para a sociedade”, salientou.

Já a diretora, Isabela Andrade, ao fazer uso da palavra, pontuou a vontade em valorizar e projetar o Centro de Engenharias da UFPel tanto dentro da Universidade quanto no ambiente acadêmico nacional: “Queremos que a formação seja motivo de orgulho para os nossos estudantes”. Para tanto, Isabela coloca como pontos fortes a serem trabalhados na sua gestão a consolidação daquilo que já foi construído, a organização, a transparência, o respeito e, em especial, a integração. A docente também destacou a coincidência entre o fato de essa jovem unidade acadêmica estar sendo conduzida por duas jovens.

Encerrando a cerimônia, o reitor elogiou o Centro como uma unidade que mostra sua força e união quando necessário. Ele também lembrou a grandeza da cultura democrática dentro da instituição. “Essa direção traz duas mulheres extremamente talentosas, dispostas a colocar diversos projetos em prática”, disse.

Hallal aproveitou o ato para assumir compromissos públicos com o CEng, tais como sanar déficits de infraestrutura, especialmente de laboratórios, assim como a liberação de mais espaços para a unidade, especialmente no prédio da Cotada e no anexo da rua Benjamin Constant, 1001. Também assegurou a concentração das atividades acadêmicas das engenharias em menos pontos da UFPel.

A nova direção

Isabela Fernandes Andrade é arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Tem especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística, pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas na área de representação gráfica.

Aline Ribeiro Paliga é engenheira civil, formada pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem vasta experiência nas áreas de análise estrutural, concreto armado e concreto protendido e coordena o Laboratório de Estudos em Materiais Compósitos.

Fonte: CCS

Publicado em 26/08/2017, na categoria Últimos Posts.
Marcado com as tags direção ceng, direção do centro de engenharias.