Desafio do Lixo – destaque dos Projetos Integradores CENG

Em 2019, a Câmara de Extensão do CENG, cadastrou o projeto intitulado de “Projetos Integradores CENG”, que visa apresentar uma opção para atender a Política Nacional de Extensão Universitária de forma ampla e participativa dentro dos cursos do Centro de Engenharias da UFPel, através preposições de atividades de extensão oriundas do seu corpo discente, as quais deem a oportunidade da comunidade acadêmica conceber, registrar e participar de ações extensionistas que permitam melhoria das condições de vida da comunidade, organizações e sociedade geral, promovendo o desenvolvimento regional.

O principal objetivo do projeto é permitir que ações extensionistas propostas pelos estudantes dos diferentes cursos do Centro de Engenharias possam ser registradas adequadamente junto a instituição e desenvolvidas. E no decorrer de 2019 foram realizadas diversas chamadas para ações, poucas realmente se consolidaram, porém algumas significativas e com grande sucesso.

Dentro deste contexto gostaríamos de iniciar o primeiro semestre de 2020 mostrando uma das ações propostas e realizadas pelos alunos do CENG com muito sucesso!

O destaque desse texto será para a proposta do Desafio do Lixo, proposta pelas estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Controle e Automação: Thais da Silveira Teixeira, Elisa Cristina Leal Borges e Vanessa Faria de Oliveira, que devido à vontade de colaborar com o meio ambientes promoveram um evento para limpar uma área especifica da cidade. O primeiro evento contou com 16 pessoas dentre elas estudantes de diversos cursos da UFPEL, e também com moradores da cidade, o que foi surpreendente, pois a participação dos moradores que colaboraram e levaram seus resíduos para descartá-los de forma consciente, minimizando os impactos ambientais.

De acordo com as coordenadoras da ação Thais, Elisa e Vanessa: “A proposta do Desafio do Lixo surgiu na internet, mais precisamente no Reddit (uma rede social que funciona como uma comunidade de fóruns), depois que um usuário postou uma foto de um lugar tomado pelo lixo, seguida por outra que mostrava o mesmo local totalmente limpo. Após isso, a hashtag #trashtag foi criada e a iniciativa se espalhou pelo mundo. Hoje é possível encontrar nas redes sociais, como o Instagram, fotos de antes e depois de lugares que foram alvo de pessoas que realizaram o Desafio. Em 2019 tivemos a iniciativa de criar um evento nas redes sociais mobilizando a comunidade estudantil de Pelotas com o objetivo de coletar e destinar à um descarte correto os resíduos sólidos descartados em frente à UFPEL. Obtivemos o que esperávamos: Sucesso total! Perante a oportunidade de produzir este tipo de evento em outros locais da cidade, como também mobilizar ainda mais a comunidade que o lixo é um problema universal, de todos. Com o projeto visamos o nosso crescimento acadêmico e futuro profissional, devolvendo a população o nosso conhecimento em forma de esperança e soluções para um futuro melhor.”

As ações do Desafio do Lixo ainda contam com outras atividades como: reuniões para organização de ideias e debates, preparação de oficinas, reuniões com os parceiros locais, preparação de material de divulgação, preparação de infraestrutura do evento, o evento em si com a coleta de material, diálogo com a população e execução das oficinas.

Para a Câmara de Extensão do CENG é um orgulho ações como essas, orgulho dos nossos alunos!

Parabéns a todos os envolvidos:

AMANDA MORENO DE OLIVEIRA
DIOVANA DA SILVA GUTERRES
ELISA CRISTINA LEAL BORGES
GABRIEL NUNES VALDUGA
HELENA JUNG ADAMOLI
ISADORA DE LIMA CHAGAS FIGUEIREDO
KARINE FONSECA DE SOUZA
LINEKER FERREIRA FRANCO
LUAN MARTIN AREJANO
MATHEUS REZENDE DE DEUS
MILLENE GONÇALVES LIMA
NICOLAS DOPRAT MOREIRA RODRIGUES
PAOLA MULINARI
RENATA SILVA PADILHA
THAIS DA SILVEIRA TEIXEIRA
VANESSA FARIA DE OLIVEIRA
ZILDA DIANI DA ROSA LEAL

Fazer o bem faz bem!

Publicado em 11/03/2020, na categoria Últimos Posts.