Início do conteúdo

Comissão do MEC realiza primeira avaliação virtual in loco da UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está recebendo pela primeira vez de forma virtual a visita de uma Comissão do Ministério da Educação (MEC) para avaliação de reconhecimento do curso. O primeiro curso a ser avaliado na nova modalidade é o bacharelado em Gestão Ambiental. A avaliação iniciou na manhã desta segunda-feira (17) e segue com várias atividades até a próxima quarta-feira (19).

A Avaliação Externa Virtual in Loco é utilizada nos processos de credenciamento institucional e de autorização de cursos de graduação. O procedimento institui comissões de especialistas para a realização das avaliações externas de instituições e cursos de graduação com o uso de tecnologias de informação e comunicação. Anteriormente, as visitas eram realizadas de forma presencial. Com a pandemia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), passou a utilizar o novo formato para viabilizar a realização das avaliações externas. A nova modalidade de avaliação foi mantida devido a economia de recursos e a celeridade do processo.

A avaliação é equivalente à que ocorria de forma presencial. Os avaliadores sorteados pelo Inep verificam os documentos enviados pela Universidade e realizam reuniões com a comunidade acadêmica. Além disso, é realizada uma visita virtual pelas instalações físicas do curso e uma vistoria nos sistemas utilizados.

A UFPel também terá a avaliação do curso de Engenharia Geológica, entre os dias 26 a 28 de abril, bacharelado em geografia,  3 a 5 de maio, de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, entre os dias 14 a 16 de junho, e  de Teatro (Noturno), de 21 a 23 de junho. Outros cursos aguardam agendamento pelo Inep.

Reuniões e visita

A primeira reunião ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (17) com os dirigentes da Universidade. Na ocasião, a reitora Isabela Andrade recepcionou a Comissão de Avaliação Externa Virtual in loco e apresentou a instituição para os avaliadores. De acordo com Isabela, a Universidade precisou realizar uma preparação para proceder o novo modelo de avaliação. “É nossa primeira avaliação remota, precisamos organizar uma estrutura para fazer a apresentação virtual da nossa Universidade”, disse.

Estiveram presentes no encontro o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira Jr., o superintendente de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Carlos Balzano de Mattos, o diretor do Centro de Integração do Mercosul, Javier Eduardo Silveira Luzardo, e a coordenadora do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, Fernanda Medeiros Gonçalves.

Na sequência, ocorrem reuniões com a Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), Núcleo Docente Estruturante (NDE), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), coordenadora de curso, discentes, servidores docentes, servidores técnico-administrativos e uma reunião de fechamento.

A visita virtual tem como objetivo analisar salas de aula, sala de professores, gabinetes de trabalho, secretaria acadêmica, sanitários, bibliotecas, auditórios, espaços de convivência e laboratórios, é realizada de forma contínua, em tempo real e com ajuda de um aplicativo de geolocalização.

Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2023/04/17/comissao-do-mec-realiza-primeira-avaliacao-virtual-in-loco-da-ufpel/

Publicado em 17/04/2023, na categoria Últimos Posts.