CEng/UFPel desenvolve Higienizador Eco-Mãos

Nesta última semana, um grupo de professores, técnicos, alunos e egresso do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas estiveram envolvidos no desenvolvimento de uma pia portátil, denominada Higienizador Eco-Mãos, no intuito de contribuir no combate a pandemia Covid-19. O produto foi inspirado nas pias portáteis desenvolvidas pelo iTecCorona, frente tecnológica da FURG para o combate ao coronavírus.

Espera-se que sejam produzidos vinte higienizadores nesta primeira etapa, com possibilidade de instalação junto aos postos de triagem da cidade de Pelotas-RS, em espaços públicos, como praças e parques, junto às paradas de ônibus e, ainda, nos acessos dos prédios da Universidade no retorno às atividades.

De acordo com a equipe responsável, liderada pelo Prof. Elmer Gamboa Peñaloza, o abastecimento de água e de sabão líquido ocorre manualmente. No interior do tonel, há três compartimentos: para sabão líquido, para água limpa e para os efluentes. O acionamento do sistema ocorre por aproximação (distância de até 20cm) e pelo acionamento de um pedal para iniciar o processo. Primeiro, é liberado automaticamente o sabão líquido, quando acende o Diodo Emissor de Luz (LED) verde sobre a bancada. Após, o LED vermelho é acionado, e o indivíduo terá 20 segundos para lavar as mãos. Por fim, o LED azul será acionado, quando será liberada a água para a finalização no processo de enxágue das mãos. Não há a necessidade de qualquer toque manual, evitando possível contaminação.

O equipamento, já em funcionamento, tem um custo aproximado de R$ 650,00 e está na fase de testes e ajustes. Está sendo pesquisada a possibilidade de reuso da água, para evitar a necessidade de reabastecimento e remoção de efluentes. Está sendo desenvolvido, também, painel com as informações de funcionamento do equipamento.

A equipe responsável pelo protótipo, que contou com todo o apoio da Superintendência de Infraestrutura e do Núcleo de Transportes da UFPel, foi composta pelos professores Aline Paliga, Aline Pereira, Ariane Rosa, Carlos Guilherme Neves, Darci Gatto, Elmer Gamboa Penãloza (líder da proposta), Isabela Andrade e Maurizio Quadro, pelos técnicos Giusepe Stefanello e José Hirdes, pelos alunos George Coutinho, Yan Costa Alegre, Diego Oliveira e Julian Silva da Cunha e pelo egresso do Curso de Engenharia Eletrônica William Rodrigues. Também participam do projeto os professores Glauber Gonçalves e Vitor Gervini, da FURG, que produziram equipamento semelhante no começo de abril em sua Instituição.

A Freedom realizou a pintura dos tonéis, doados pela Petrosul Comércio e Distribuição de Lubrificantes e pela Lubrisul Lubrificantes e Filtros. Já a adesivagem ficará por conta da Bit Comunicação Visual Ltda.

Publicado em 13/04/2020, na categoria Últimos Posts.