Atividades do PET – Engenharia Agrícola durante o período de quarentena
Juntos, estamos enfrentando uma situação sem precedentes. A pandemia do novo coronavírus está afetando todas as nossas famílias, universidades, empresas, comunidade e nossos estilos de vida. Durante estes tempos, o PET – Engenharia Agrícola gostaria de atualizar a todos sobre como estamos lidando com esta situação incomum. Estamos concentrados na saúde e na segurança dos nossos colaboradores, famílias e comunidade, por isso estamos realizando tarefas de forma remota, dando seguimento nos projetos que são possíveis de tal forma.
Através do Instagram, que é nossa mídia social com maior alcance, estamos procurando orientar nossos seguidores quanto aos cuidados e precauções que devem ser tomados no meio rural em relação ao covid-19, pois muitas vezes as informações demoram a chegar até estas pessoas. As orientações foram divulgadas em forma de folder digital e vídeos onde produtores relatam as mudanças durante este período.
Buscando manter contato com os acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola, mudamos o formato do projeto Ciclo de Palestras, que está ocorrendo através de lives transmitidas pela nossa página na rede social Instagram, abordando assuntos relevantes, tanto para alunos e engenheiros quanto aqueles de outros setores.
Estamos dando continuidade ao projeto petEAjuda, que consiste em vídeo-aulas no nosso canal do YouTube, no qual auxiliamos estudantes de graduação a partir de publicações sobre disciplinas que possuem maior índice de reprovação nos cursos de engenharias. Durante a pandemia, além das vídeo-aulas, também serão publicados vídeos explicativos e introdutórios, como o uso de sistemas indispensáveis na vida acadêmica dos estudantes, como o Cobalto e AVA, elucidações sobre o curso de Engenharia Agrícola, suas áreas de atuação entre outros assuntos relevantes.
Existe uma preocupação do grupo PET-EA com os ingressantes do curso, visto que no ano de 2019 criamos o Projeto de Acompanhamento de Ingressantes (PAI). Neste momento não poderia ser diferente, elaboramos um questionário via Google Forms, na intenção de identificar dificuldades que os ingressantes possam estar enfrentando, para que possamos intervir ajudando quando necessário.
O Projeto de Acompanhamento de Egressos (PAE), também já estava ocorrendo, mas com principal foco nos egressos do PET-EA, no momento estamos buscando todos os egressos do curso de Engenharia Agrícola da UFPel, a fim de identificar informações relevantes entre as áreas onde estes profissionais atuam, para que desta forma possamos montar o perfil do profissional Engenheiro Agrícola formado pela UFPel.
Para que tenhamos um registro de nossos projetos, o grupo decidiu elaborar um livro contendo todas as atividades que ocorreram durante o ano de 2019, este vai conter uma introdução sobre cada projeto, um desenvolvimento onde explicamos o planejamento, a metodologia utilizada e os resultados obtidos, isto da maneira mais clara possível.
Com ações como estas ao longo desta quarentena o Grupo PET-Engenharia Agrícola se manterá ativo atendendo e colaborando da melhor forma possível com a universidade e a comunidade.