2ª Edição – GeoCafé – Palestras e Debates – Geotecnia

O GeoCafé é um projeto criado por alunos e professores do curso de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e têm como objetivo difundir o conhecimento sobre as Ciências da Terra e mostrar as suas diversas áreas de atuação, aplicação e importância na sociedade. A segunda edição do GeoCafé – Palestras e debates ocorreu na sexta-feira (06/09), o tema abordado foi sobre Geotecnia, visto que nos dias de hoje observamos diversas negligências profissionais como nos casos de Mariana, Brumadinho, Angra dos Reis e outros. O objetivo deste evento é difundir o conhecimento técnico-científico da Geologia de Engenharia, em busca de melhores soluções dos problemas de engenharia, buscando a prevenção de desastres. Como entrada para o evento foi cobrado 1kg de alimento não perecível, os alimentos foram arrecadados e serão doados pelo Banco de Alimentos de Pelotas para entidades de Pelotas. O evento teve a presença de professores e profissionais da área: Dra. Ingrid Milena Reyes Martinez Belchior, Engª Geóloga Miriam Zanol Remde e Engª Geóloga Jéssica Stern Behling.

1ª Palestra – “A Mecânica dos Solos e sua Necessidade no Entendimento Geológico para Boas Práticas Geotécnicas” – Dra. Ingrid Milena Reyes Martinez Belchior.

Dra.Ingrid Milena Reyes Martinez Belchior, atualmente é professora adjunta do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Em sua tese, desenvolveu estudos relacionados à análise do comportamento hidráulico e mecânico de solos expansivos tratados com cal. Conduziu parte de sua pesquisa de Doutorado desenvolvendo amplo programa experimental no Laboratório de Geotecnia na The University of Texas at Austin (Estados Unidos) no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Engenharia Ambiental, durante seu período de Doutorado Sanduíche no Exterior (Março 2015 – Fevereiro 2016). Possui Mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (2012) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Nariño (Colômbia, 2008). Tem experiência em docência no magistério superior, projetos de R&D e na supervisão de obras civis como pavimentações, reformas de moradias e obras de saneamento básico. De 2011 a 2013, participou do projeto de R&D denominado Modeling of Evaporite Drilling Under High Pressure em parceria com a Baker-Hughes, onde realizou pesquisa sobre a modelagem numérica da interação rocha-broca usando software de análise pelo método de elementos finitos.

2ª Palestra – “Geologia de Engenharia: importância do conhecimento geológico” – Engª Geológa Miriam Zanol Remde.

Engenheira Geóloga Miriam Zanol Remde. Graduada em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Atua como engenheira geóloga autônoma, tendo como foco as áreas de mineração e meio ambiente. Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, ministrando as disciplinas de Geologia de Engenharia e Geotecnia I nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Civil Costeira e Portuaria e Engenharia Civil Empresarial. Mestrado em andamento no Programa de Pós Graduação em Engenharia Oceânica na Universidade Federal do Rio Grande.

3ª Palestra – “Mapeamento das áreas de risco à inundação na zona urbana do município de São Lourenço do Sul-RS” – Engª Geóloga Jéssica Stern Behling.

Engenheira Geóloga Jéssica Stern Behling. Possui graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia. Atualmente é mestranda no curso de pós-graduação em Engenharia Oceânica aplicado à Áreas Costeiras pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

ORGANIZAÇÃO:

Engenharia Geológica UFPel

Coordenação: Professor MSc. Alan Jenisch, Professor Dr. Leandro Fagundes (coordenador do curso de Engenharia Geológica) e Professor Dr. Adelir José Strieder.

Discentes:

Amanda da Silva Costa – Engenharia Geológica

Anna Beatriz Gomes Tetzner – Engenharia Geológica

Carlos Eduardo Peuker Fagundes – Engenharia Geológica

Larissa Bergamini Santos – Engenharia Geológica

Gustavo Schmidt Cabral – Engenharia Geológica

Guilherme Albuquerque Paes Leme Pazzaglia – Engenharia Geológica

Apoio: Banco de alimentos de Pelotas.

Divulgação: Diretório Acadêmico Francisco de Paula Oliveira da Engenharia Geológica – DAFPO

Publicado em 09/09/2019, na categoria Últimos Posts.