Notícias
  • Alunos do CEng ministram oficina na UNISINOS

    Oficina de animação com Scratch

    No último dia 18, dois alunos do Centro de Engenharias da UFPel Henrique Mattos e Marco Aurélio J. Alkimim, integrantes do grupo de pesquisa CoCTec, e o líder do clube de computação CoCTec NEC e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel Neemias Steinle estiveram na UNISINOS em São Leopoldo para ministrar uma oficina de animação no Congresso Brasileiro de Programação de Vídeo Estudantil.

    Em duas horas de oficina, 16 pessoas, entre elas professores de arte e alunos do ensino fundamental de São Leopoldo, produziram atividades de animação interativa no Scratch, por meio da programação em blocos mais utilizada no Brasil na disseminação do Pensamento Computacional. O material produzido na oficina foi compartilhado na comunidade on-line do Scratch, que atualmente tem mais de 22 milhões de membros cadastrados ao redor do mundo.

    Marco Aurélio J. Alkimin (Eng. de Automação e Controle), Henrique Mattos (Eng. Eletrônica) e Neemias Steinle (PPGECM)

    Na ocasião, o CoCTec teve a oportunidade de divulgar o trabalho de Aprendizagem Criativa que vem sendo realizado por professores e alunos do CEng, bem como a Rede de Clubes de Computação em Pelotas, que atualmente conta com 10 clubes em cinco escolas municipais. Oa professores envolvidos são :

    – Regina Xavier – CEng (Orientadora do trabalho)
    – Christiano Ávila – CEng (Colaborador)
    – Rosária Sperotto – PPGECM (Colaboradora)
    – Carolina Rodeghiero (Colaboradora)

    Para conhecer os Clubes de Computação e demais projetos do CoCTec, acesse o site oficial do grupo na UFPel. Se você quiser fazer parte do Núcleo RS da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, cadastre-se aqui.

     

  • os Colegiados e a greve dos TAEs

    Os coordenadores de curso, em reunião da Câmara de Ensino ocorrida na última sexta-feira, decidiram que os serviços realizados pelos servidores técnico-administrativos do CEng estão suspensos até o final da greve de TAEs

    Os serviços essenciais para formandos serão atendidos pelos coordenadores de curso. 

    Atestados médicos deverão ser mantidos com os alunos e entregues aos respectivos colegiados, ou perícia médica (atestados com mais de 3 dias de duração), após o final da greve de TAEs.

  • Novidades – Site do CEng

    O site do Centro de Engenharias possui um espaço destinado às informações da Direção, Coordenação Administrativa, Secretaria da Direção e Secretaria Administrativa.

    Além dos dados e contatos dos servidores, conta também com a definição de suas principais atribuições. Essa definição busca sanar possíveis dúvidas sobre a responsabilidade por cada tarefa, bem como horários de atendimento.

    Todas as informações podem ser acessadas em http://wp.ufpel.edu.br/ceng/secdirecao/

    A direção

  • Instalações dos aparelhos de ar condicionado

    Na última semana foram iniciados os serviços de instalação dos aparelhos de ar condicionado nos prédios do Centro de Engenharias.

    Os equipamentos já foram instalados nas salas de aula e na sala de estudos localizadas no prédio onde se desenvolvem as atividades do Curso de Engenharia Industrial Madeireira. Além disso, foi feita a manutenção do aparelho de ar condicionado localizado na sala 1 deste mesmo prédio, que apresentava problemas (entre 06 e 10 de novembro).

    Foram instalados, durante essa semana (entre 13 e 17 de novembro), cinco aparelhos em três salas de aula no prédio da Cotada.

    Os serviços têm sido acompanhados pelo Coordenador Administrativo, Rafael, e pelo Engenheiro do CEng, Giusepe.

    Na semana da SIIEPE (entre 20 e 24 de novembro) os trabalhos terão continuidade.

    Agradecemos à Gestão da UFPel, que disponibilizou materiais e mão-de-obra para a execução dos serviços.

  • Colação de Grau Solene – Centro de Engenharias

    Ocorreu no último dia 11/11/2017, no Auditório da FAEM, a Colação de Grau Solene do curso de Engenharia Eletrônica do Centro de Engenharias juntamente com o curso de Ciência da Computação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico.

    A Direção do Centro de Engenharias parabeniza ao curso de Engenharia Eletrônica na figura de seus docentes, técnicos e discentes, bem como aos familiares e, principalmente, ao novo engenheiro formado! Sucesso!

    Isabela Andrade e Aline Paliga

     

    Engenharia Eletrônica

    1. RAFAEL DA SILVA

    Patrono  MARCELO LEMOS ROSSI

    Paraninfo MATEUS BECK FONSECA

  • Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Ambiental e Sanitária são destaque em capa de jornal local

    O alerta sobre a presença de Resíduos de Serviços de Saúde em cooperativas da cidade de Pelotas foi relatado por dois estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mateus Nazari e Carolina Gonçalves, a partir de pesquisas para os trabalhos de conclusão de curso (TCC) e do Núcleo de Educação Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade (NEPERS), também do Centro de Engenharias/ UFPel. 

    Maiores informações estão disponíveis no link da matéria:

  • Professor do Centro de Engenharias tem projeto selecionado em Programa de Inovação Tecnológica

    O Prof. Gabriel Valim Cardoso do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas-UFPel teve projeto selecionado para o Programa de Inovação Tecnológica promovido pela Empresa Fibria. A Fibria é uma empresa brasileira, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas. Denominado de Fibria Insigth, o Programa de Inovação Aberta com abrangência global propôs a apresentação de soluções para aplicações de celulose microfibrilar e novos modelos de embalagens para fardos de celulose.  A próxima fase do programa consiste em montar e apresentar um modelo de negócio para construir uma proposta de trabalho em conjunto com a Fibria, buscando aproximar a Universidade do setor privado. Participam da proposta de inovação os acadêmicos Ana Carolina Rodrigues Ribeiro e Marco Antônio Muniz Fernandes do Curso de Engenharia Industrial Madeireira.