A partir do dia 03 de dezembro de 2018 estarão abertas as inscrições para seleção de estagiários interessados em desenvolver atividades voluntárias junto a Coordenação de Pós-Graduação.
Segue abaixo o Edital 148/2018 com todas as informações.
Estão disponíveis na página http://cti.ufpel.edu.br/cic/certificados/2018/ os certificados de Apresentador(a), Ouvinte e Destaque do XXVII Congresso de Iniciação Científica, XX Encontro de Pós-Graduação e II Congresso de Inovação Tecnológica da 4ª SIIEPE.
A Comissão Organizadora do XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC) e do XX Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) informa que as inscrições para avaliadores dos trabalhos a serem apresentados no CIC e no ENPOS estão abertas até o dia 14/09/2018. Os eventos fazem parte da IV Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de outubro de 2018, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Podem se inscrever como avaliadores do Congresso de Iniciação Científica, professores (inclusive aqueles visitantes, devidamente registrados na UFPel), pós-doutorandos e alunos regularmente matriculados em curso de doutorado da UFPel. Os trabalhos do Encontro de Pós-Graduação poderão ser avaliados somente por professores (inclusive aqueles visitantes, devidamente registrados na UFPel) e pós-doutorandos da UFPel.
Lembramos ainda que a inscrição como avaliador dos professores contemplados com cotas de bolsa de Iniciação Científica (IC) no período 2018/19 é obrigatória, conforme consta nos editais, sob pena de não concorrer nos editais de bolsas de IC 2019/20. Em caso de impossibilidade, os docentes devem encaminhar justificativa ao Núcleo de Iniciação Científica da Coordenação de Pesquisa da PRPPGI. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do formulário online, disponível no site do evento (https://wp.ufpel.edu.br/cic/), ou através do link https://goo.gl/forms/awyFmVtKgDGXhQrX2.
Um maior número de docentes/pesquisadores contemplados com cotas de bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) na UFPel é o principal resultado do relatório de distribuição de bolsas de IC e IT elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Os dados apontam para uma diminuição de cotas acumuladas pelo mesmo pesquisador, passando de 37% das cotas em 2016, para 27% em 2018, representando uma redução de quase 30% nas cotas acumuladas. Mesmo diante de uma redução no número absoluto de bolsas considerando todos os editais, que passaram de 565 em 2016 para 525 em 2018, houve um aumento absoluto de docentes contemplados, passando de 355 em 2016 para 385 contemplados em 2018.
Gráfico 1. Evolução no número absoluto de pesquisadores contemplados
Os resultados apresentados são fruto da política adotada pelo Comitê Institucional de Bolsas de IC e IT que, a partir de 2017, reduziu o acúmulo máximo de cotas por pesquisador de três para duas e impediu o acúmulo de bolsas do CNPq e FAPERGS. No âmbito das políticas implementadas a partir de 2017, destaca-se ainda a destinação de 100% das cotas institucionais para estudantes beneficiários de ações afirmativas permitindo que esses estudantes possuam oportunidade de acesso aos programas de Iniciação à Pesquisa e Inovação. Outra novidade implementada em 2018 foi a criação das bolsas para empreendedorismo inovador, com a destinação de cinco cotas para empresas incubadas junto a CONECTAR.
Gráfico 2. Percentual de cotas de bolsas de IC e IT acumuladas por pesquisador.
O relatório com a distribuição de cotas de IC por subárea do conhecimento, com as demandas qualificadas de cada área e os respectivos pontos de corte (50% da mediana de pontuação da área) pode ser conferido aqui.
A PRPPGI torna público as propostas selecionadas para compor o projeto Institucional na CHAMADA PÚBLICA MCTIC/FINEP/CT-INFRA 04/2018 – Temática:
Biotecnologia: Biossegurança em Manipulação de Genomas – Coordenador: Fabrício Rochedo Conceição
Ciências Biomédicas e da Saúde – Núcleo de Estudos Clínicos da UFPel – Coordenador: Rafael Ratto de Moraes
Engenharias – Caracterização e Aplicação de Materiais Multifuncionais – Coordenador: Darci Alberto Gatto
Ciências Sociais – Projeto CEHUS – Coordenador Jarbas Santos Vieira
Nanotecnologia – Nano-sistemas de origem inorgânica/orgânica aplicados à medicina – Coordenador: Márcia Foster Mesko
Informamos que as reuniões de articulação da proposta institucional prosseguirão esta semana e serão agendadas por e-mail aos coordenadores das propostas selecionadas.
Exibindo registro(s) 136 a 140 de 312 encontrado(s).