Início do conteúdo
    Notícias
  • Estudantes da Pedagogia inscritas/os no Enade 2024.

    Prezadas/os estudantes dos cursos de Pedagogia vespertino e noturno: confiram a relação de inscritas/os na Avaliação Teórica e na Avaliação da Prática do Enade 2024.

    AVALIAÇÃO TEÓRICA:

    • ALANA RIBEIRO NEVES
    • ANDRESSA SILVEIRA LUZ
    • BETINA LIMA SANTOS
    • CAMILY ALVES SAN MARTIN
    • CARLA BEDUHN WEBER
    • CASSIANA SILVA DE FREITAS
    • CILARA BRAGA GREGORIO
    • CRISTHIELEN BOEIRA RIBEIRO ORTIZ
    • DEBORA HELENA STUMM RODRIGUES
    • DORANEI CARDOSO PRESTES CALEIRO
    • EMANUELLE DE FARIAS XAVIER
    • EMYLY JORDANA CUNHA COSTA
    • ETIANE MESSA VALERIO
    • GABRIELA VAZ NOVACK
    • GICELE DUTRA DE FREITAS
    • HELENA COLMAN PAIS
    • HELLEN BICHET SOARES
    • INDIARA DOS SANTOS DIAS
    • INDIARA GAIA DA SILVA
    • ISADORA CRUZ DOS SANTOS DOS SANTOS
    • JESSICA DE PAULA LONDERO
    • JULIA BARRETO DE ALMEIDA
    • KENIA DE FREITAS FERREIRA
    • LIDIANE AFFONSO DE OLIVEIRA
    • LIVIA OLIVEIRA DA ROSA
    • LUIZA ROCKEMBACH DE MOURA
    • MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO
    • MARIA LEONOR SANTOS PEREIRA FEIJO
    • MIRIAN DE MOURA MAX
    • PAULA ZSCHORNACK LEITE
    • RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO
    • RAYNARA DE FREITAS NUNES
    • RENATA NOGUEIRA ANDRADE
    • ROSANGELA KARPINSKI ODORIZZI
    • TAMIRES DE MOURA AMARAL
    • VANICE VALIM GARCIA
    • VERIDIANA RIBEIRO CELENTE
    • YASMIN MACHADO DA SILVA
    • ADRIANA KLITZKE RADTKE
    • ANA CAROLINA CASTILHOS GONCALVES
    • ANA GABRIELA FERREIRA MACIEL
    • BIANCA LEAL FERNANDES
    • CAROLINE KRUGER
    • CINARA MOTTA MOREIRA
    • DANDARA LIMA CARDOSO
    • DYULIA AMANDA DE SOUZA PINHEIRO
    • EDUARDA DA ROCHA FERREIRA
    • ESTER COSTA RIBEIRO
    • FATIMA CAVALHEIRO COSTA
    • IZADORA FEIJO DA SILVA
    • IZADORA MEYER
    • JANAINA FERREIRA DA SILVA
    • JOSIANE FERREIRA SOARES
    • KAREN CAMPBELL LINK
    • LARISSA BORBA DE MIRANDA
    • LAURA VITORIA GOMES
    • LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI
    • MANOELA ESCOUTO SOARES
    • MARIA EDUARDA MARQUES VALADAO
    • MARIANA CAVALHEIRO LEGORIO
    • MILENA SANTOS GONCALVES
    • NATANIELE DA ROSA PEREIRA
    • PEDRO HENRIQUE BERNARDES BANDEIRA TIBERY
    • RICARDO LUIZ NOGUEIRA LEITE
    • SABRINA PENNING
    • TALITA GARCIA DE OLIVEIRA
    • TANISE DA MOTA FERREIRA

    AVALIAÇÃO DA PRÁTICA:

    • ADRIANA KLITZKE RADTKE
    • ANA CAROLINA CASTILHOS GONCALVES
    • ANA GABRIELA FERREIRA MACIEL
    • BIANCA LEAL FERNANDES
    • CAROLINE KRUGER
    • DANDARA LIMA CARDOSO
    • DYULIA AMANDA DE SOUZA PINHEIRO
    • ESTER COSTA RIBEIRO
    • FATIMA CAVALHEIRO COSTA
    • IZADORA FEIJO DA SILVA
    • IZADORA MEYER
    • JANAINA FERREIRA DA SILVA
    • JOSIANE FERREIRA SOARES
    • KAREN CAMPBELL LINK
    • LARISSA BORBA DE MIRANDA
    • LAURA VITORIA GOMES
    • LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI
    • MARIA EDUARDA MARQUES VALADAO
    • MARIANA CAVALHEIRO LEGORIO
    • MILENA SANTOS GONCALVES
    • NATANIELE DA ROSA PEREIRA
    • PEDRO HENRIQUE BERNARDES BANDEIRA TIBERY
    • RICARDO LUIZ NOGUEIRA LEITE
    • SABRINA PENNING
    • TALITA GARCIA DE OLIVEIRA
    • DORANEI CARDOSO PRESTES CALEIRO
    • GABRIELA VAZ NOVACK
    • GICELE DUTRA DE FREITAS
    • INDIARA DOS SANTOS DIAS
    • LUIZA ROCKEMBACH DE MOURA
    • RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO

    Atenção estudantes inscritas/os na Avaliação Teórica: confira o seu local de prova no sistema Enade e tome conhecimento dos termos do Edital (é dever de vocês!).

    CRONOGRAMA DA AVALIAÇÃO TEÓRICA:
    Data da prova: 24 de novembro (domingo)
    Abertura dos portões: 12h
    Fechamento dos portões: 13h
    Início da prova: 13h30
    Término da prova: 18h

    O QUE LEVAR: 
    1) Documento oficial com foto, conforme as regras do edital;
    2) Caneta preta feita de material transparente;
    3) Água, lanche;
    4) Cartão de confirmação de inscrição impresso (onde aparece os dados do aluno, principais regras da edição e local de prova).

    DURANTE A PROVA:
    1) Celular DESLIGADO E SEM QUALQUER ALARME!
    Qualquer som que emitir, independente do que se trata, o aluno será eliminado da avaliação.
    Aluno eliminado fica com a colação de grau pendente até ato do INEP, previsto para acontecer a partir de agosto/2025
    2) Lembrar os alunos de que eles só saem com o rascunho do cartão resposta a partir de 4 horas de prova, ou seja, a partir das 17h30. E é somente com esse documento que a coordenação poderá atestar a presença do aluno na prova. Caso saiam sem o cartão resposta, somente em janeiro o INEP atestará a presença.

    É dever de vocês conhecerem as regras do Edital! Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1wypyy4EHq-R4lhpYczkfQpsIy0G-thZQ?usp=drive_link

    Manual AUXILIAR para estudantes e coordenadores – Enade 2024https://wp.ufpel.edu.br/regulacaodecursos/files/2024/08/Enade-2024-Manual-Auxiliar-do-Estudante-1.pdf

    As matrizes de referência da prova (conteúdo) está disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1wypyy4EHq-R4lhpYczkfQpsIy0G-thZQ?usp=drive_link

    Desejamos uma boa prova e não esqueçam que qualquer irregularidade perante o Enade impede a formatura de vocês.

    Qualquer dúvida, entrem em contato através do e-mail do Colegiado de Curso.

  • Edital NUPROP Nº. 36/2024 Processo seletivo para bolsista do curso de Pedagogia para o Programa PET-SAÚDE EQUIDADE 2024/2025

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e do Núcleo de Programas e Projetos (NUPROP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas-RS, torna público que estão abertas, no período de 18/11/2024 a 25/11/2024 as inscrições para o processo seletivo para o preenchimento de 1 (uma) vaga para ALUNO(A) BOLSISTA. A vaga é destinada para estudantes do Curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia.

    Via página do NUPROP Pró-Reitoria de Ensino » EDITAL NUPROP Nº. 36/2024 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O PROGRAMA PET-SAÚDE EQUIDADE 2024/2025

    Mais informações no link: EDITAL NUPROP Nº 36/2024

  • Eleições das Coordenações dos Cursos de Pedagogia

    A Comissão Eleitoral apresenta a homologação da inscrição única recebida para a eleição das Coordenações dos Cursos Vespertino e Noturno da Pedagogia:

    image.png
    Conforme o Edital, o período da campanha eleitoral será de 18/11 a 28/11/2024. Conheça o Programa de Ação proposto pelas candidatas.
  • Divulgação do Edital para as Eleições das Coordenações dos Cursos de Pedagogia

    A Comissão Eleitoral vem a público divulgar o Edital para a eleição das Coordenações dos Cursos Vespertino e Noturno da Pedagogia. As inscrições dos(as) candidatos(as) ocorrerão nos dias 12 e 13 de novembro de 2024, com votação prevista para os dias 2 e 3 de dezembro de 2024.
    Poderão votar todos(as) os(as) servidores(as) docentes e técnicos(as) administrativos(as) lotados(as) e/ou em exercício na Faculdade de Educação, inclusive afastados(as), bem como os estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos de Licenciatura em Pedagogia (Vespertino e Noturno). A votação será realizada por meio do Sistema Eletrônico da UFPel, o Helios Voting.
    Veja aqui o Edital com todas as informações e regras do pleito. Contamos com a sua participação nesse importante processo de escolha das novas coordenações.
  • Avaliação Teórica do Enade 2024 – prova dia 24/11

    Prezadas/os estudantes inscritas/os para a Avaliação Teórica (AT) do Enade 2024:

    Foi liberada a consulta ao local de prova Teórica do Enade 2024. De acordo com o edital, é responsabilidade do estudante a verificação do seu local de prova, diretamente no sistema Enade.

    Relembramos que o prazo para as/os estudantes concluintes efetuarem o preenchimento do questionário do estudante vai até 13 de novembro, diretamente no sistema Enade http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index 

    A Procuradoria Institucional da UFPel, solicita ampla divulgação a todas/os os estudantes concluintes inscritos no Enade 2024, inclusive aquelas/es que já haviam preenchido o questionário do estudante, para que verifiquem a situação de preenchimento no sistema Enade e/ou efetuem o preenchimento o mais breve possível para evitar perdas de prazo e irregularidades em relação ao Enade.

    O questionário da/o estudante concluinte, assim como a participação da prova, é fase obrigatória da avaliação Enade, sendo um dos itens verificados pelo INEP para a atribuição de regularidade ao estudante concluinte. Sem o seu preenchimento, o concluinte está automaticamente irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por Ato do próprio INEP, previsto para ocorrer apenas a partir de 1º de Agosto de 2025.

    A prova está marcada para o dia 24 de Novembro de 2024, com duração de 4 horas e 30 minutos e início às 13 horas.

    Nesta edição do Enade, a/o aluna/o concluinte poderá sair da Avaliação apenas com o Rascunho do cartão-resposta, que conterá um código alfanumérico, caso permaneça, pelo menos, 4 horas na prova.

    A/o estudante poderá entregar esse rascunho à coordenação de seu curso para que esse última faça o registro da participação da/o aluna/o na prova diretamente no sistema Enade. Dessa forma, caso o aluno tenha também preenchido cadastro e questionário do estudante (e Questionário da Avaliação da Prática – AP pelo estudante, caso habilitado também à AP) e tenha participado efetivamente da prova (assinado a lista de presença e não tenha sido eliminado do exame), estará em situação regular no Enade 2024, podendo colar grau antes da liberação dos relatórios de regularidade pelo INEP, previsto para ocorrer a partir de 7 de Janeiro de 2025, caso não haja mais pendências acadêmicas.

    No link a seguir você encontra as matrizes de referência para a Avaliação Teórica (parte geral da formação de professores e parte específica da Pedagogia):  https://drive.google.com/drive/folders/1wypyy4EHq-R4lhpYczkfQpsIy0G-thZQ?usp=drive_link

    Acesse aqui o local de prova, mas não deixe de consultar e conferir no sistema Enade.

  • ORIENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA 2024/2 (rematrícula, correção de matrícula e matrícula especial)

    O QUE É?

    OPORTUNIDADE DE TER AUXÍLIO DO CURSO NA ORGANIZAÇÃO DA SUA MATRÍCULA PARA 2024/2. ATENÇÃO, ESSE MOMENTO É DE ORIENTAÇÃO E NÃO A MATRÍCULA EM SI, QUE OCORRERÁ PELO SISTEMA COBALTO, DE 01 A 03 DE NOVEMRBO DE 2024.

    PARA QUEM?

    • ESTUDANTES DA PEDAGOGIA EM GERAL (COM EXCEÇÃO DE INGRESSANTES SISU/PAVE 2024/2)
    • INGRESSANTES EM 2024/2, ATRAVÉS DO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 18/2024 (REOPÇÃO, REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA, RETOMADA DE ESTUDOS E PORTADOR DE DIPLOMA).
    • A ORIENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA É INDICADA PARA ESTUDANTES QUE, INDEPENDENTE DO MOTIVO, NÃO ESTEJAM COM O SEU PERCURSO ACADÊMICO REGULAR/MODULADO, OU SEJA, APESAR DE TEREM AVANÇADO NO CURSO, POSSUEM PENDÊNCIA DE DISCIPLINA(S) EM UM OU MAIS SEMESTRES.

    QUANDO?

    VERIFIQUE O DIA E HORÁRIO DO SEU CURSO (VESPERTINO OU NOTURNO), PELO ANO DE INGRESSO, INDEPENDENTE DO SEMESTRE (1º OU 2º).

    DIA 22/10 – TERÇA-FEIRA DIA 23/10 – QUARTA-FEIRA

    VESPERTINO

    Das 15h às 17h

                    INGRESSANTES ATÉ 2022 (INCLUSIVE)

    INGRESSANTES 2024/02 VIA REOPÇÃO, RETOMADA DE ESTUDOS, PORTADOR DE DIPLOMA.

    INGRESSANTES A PARTIR DE 2023

    NOTURNO

    Das 18h30 às 20h

    INGRESSANTES ATÉ 2022 (INCLUSIVE) INGRESSANTES A PARTIR DE 2023

    ATENÇÃO! PROCURE COMPARECER NO DIA INDICADO NA TABELA ACIMA!

    ONDE?

    NA SECRETARIA

    QUEM NÃO PRECISA VIR?

    • INGRESSANTES SISU/PAVE 2024/2 – JÁ FORAM MATRICULADAS/OS PELA SECRETARIA DO CURSO.
    • ALUNOS/AS COM PERCURSO ACADÊMICO REGULAR/MODULADOS/AS: PESSOA QUE DESDE O INGRESSO CURSOU TODAS AS DISCIPLINAS COM APROVAÇÃO! ESSAS PESSOAS DEVEM REALIZAR A MATRÍCULA NO COBALTO EM TODAS AS DISCIPLINAS DO PRÓXIMO SEMESTRE.

    Já está disponível o quadro de horários para 2024/2 – Clique aqui. As salas serão informadas antes do início das aulas.

  • Estudantes do PET Pedagogia realizam Visita à UFMG e ao município de Lagoa Santa

    Estudantes do PET Pedagogia da Faculdade de Educação, sob a coordenação da Professora Gilceane Caetano Porto, acompanhados de mestrandos do Programa de PósGraduação em Educação da FaE/UFPel, egressos do PET Pedagogia, realizaram uma missão de estudos junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ao Projeto Alfaletrar no município de Lagoa Santa, Minas Gerais, nos dias 18 e 19 de setembro.

    Na manhã do primeiro dia, o grupo foi recebido pelo diretor e vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) UFMG, Gilcinei Carvalho e Daniela Montuani, e teve a oportunidade de conhecer as ações do CEALE e do Laboratório de Alfabetização (LAL).

    À tarde, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Bebeteca, um espaço dedicado à literatura infantil, participando de uma oficina intitulada “Temas Sensíveis: Morte na Literatura Infantil”.

    No dia seguinte, a visita técnica foi realizada no município de Lagoa Santa, onde se reuniram com a Secretária de Educação do município e a coordenadora do Núcleo de Alfabetização do Projeto Alfaletrar, idealizado por Magda Soares, professora Emérita da
    UFMG e uma das mais importantes referências do campo da alfabetização e do letramento no Brasil.

    A parte da tarde foi marcada pela visita a uma escola que atende desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, para conhecer como o projeto está sendo desenvolvido em sala de aula e nas dependências escolares.

    O encerramento da agenda ocorreu na 13ª Mostra Paralfaletrar, evento que expôs as produções de materiais e recursos pedagógicos desenvolvidos por professoras e estudantes dos anos iniciais do município.

    Visita à exposição Paralfaletrar em Lagoa Santa-MG

  • 30 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) DA FAE/UFPEL

    Em 1994, a Faculdade de Educação- FaE/UFPEL deu início às atividades do seu Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. A pós-graduação foi a consolidação de uma expressiva trajetória da FAE/UFPel de compromisso com a qualificação da educação pública e popular em todos os níveis de ensino e, de lá para cá, passaram-se 30 anos de muitos esforços que levaram o nosso PPGE-UFPel a consolidar-se como importante espaço de formação e produção de conhecimento sobre a educação. Sabedores/as da importância que todos/as tiveram e têm para a consolidação deste Programa, os/a convidamos para os festejos dos 30 anos do nosso Programa de Pós-Graduação.  Esperamos vê-las/os no dia 13 de setembro a partir das 14h, no miniauditório do CEHUS. Em seguida, a programação.

    PROGRAMAÇÃO – 30 ANOS DO PPGE

    14:00 às 14:30- Prestação de Contas da Gestão Democracia e unidade na diferença (SETEMBRO/2022 A SETEMBRO/2024)
    15:00 – Aula Aberta 2024/02 “Mobilidade acadêmica SUL-SUL e deslocamento de perspectivas”
    Prof. Dra. Miriam Steffen
    17h Mesa oficial de Abertura
    17:30 – “PPGE UFPel: 30 anos de pesquisas sobre os desafios cotidianos e políticos de nossos tempos”
    Prof. Dra. Maria Isabel da Cunha
    Prof. Dr. Gomercindo Ghiggi
    Prof. Dr. Jarbas Vieira
    Prof. Dr. Elomar Tambara
    Coordenação – Profa. Dra. Madalena Klein
    19:00 Lançamento do Novo Site – Prof. Dr. Sandro F. Bortolazzo
              Exposição PPGE 30 anos – Prof. Dr. Eduardo Arriada
    19:30 Brinde aos nossos 30!

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O curso foi criado em 1978, reconhecido pela Portaria nº. 92 de 08 de março de 1984, contando com 30 anos de história e tendo como motivação principal a colaboração na melhoria da qualidade do ensino, preparando os docentes para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 2000 o curso passou por uma reforma curricular, priorizando os princípios da integração, da interdisciplinaridade, do trabalho coletivo, da autonomia, da cooperação e da solidariedade. O currículo está organizado em Eixos e Blocos Temáticos e Disciplinas Optativas, articulando os diferentes momentos da formação inicial do Pedagogo. Atualmente são ofertadas 110 vagas por ano (55 diurno e 55 noturno), tendo o curso duração de 9 semestres (4 anos e meio). O egresso no curso de Pedagogia recebe a titulação de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar junto à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.