Curso de Licenciatura em Química convida estudantes para discutir o Projeto de Curso e oferta de disciplinas para o segundo semestre de 2021

Desde 2019 o Curso de Licenciatura em Química vem discutindo novas possibilidades de organização da formação oferecida na UFPel, principalmente a partir das legislações que regulam os cursos de Licenciatura em Química. Isso implicou na realização de um processo longo de construção de uma nova proposta de organização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Tal construção foi sendo realizada via Núcleo Docente Estruturante (que contém apenas docentes) e via Colegiado (composto por docentes e discentes), além de discussões conjuntas com outros Colegiados (dos demais cursos de Química) e Centros (como o IFM e FaE).

Desse processo resultou a atual proposta de novo PPC, que a Coordenação do Curso traz para apreciação discente. Essa proposta pode ser acessada clicando aqui.

Mesmo que o documento seja extenso, acredita-se que discentes, docentes e comunidade devem estar à par da proposta. Nessa perspectiva, a coordenação solicita aos estudantes especial atenção na organização das disciplinas (dispostas nos Quadros 3 e 4), seus pré-requisitos e semestralização. Isso porque a proposta foi pensada no sentido de viabilizar uma formação sólida nas bases da Química, do Ensino e da Educação, e o arranjo organizado é resultado de solicitações e conversações entre docentes, discentes e Instituição. Embora a proposta esteja organizada nesse sentido, destaca-se que ela está aberta a discussões.

Na análise do PPC, também solicita-se aos discentes atenção nas Regras de Transição, haja vista que, por conta dos efeitos da pandemia, entende-se ser viável a migração de currículos antigos (a partir de 2019 ou anteriores) para essa nova versão. Nesse sentido, a Coordenação elaborou um “sistema” em excel que pode ser uma ferramenta AUXILIAR na análise da presente proposta e as questões de migração de currículo. Por um processo de completar os dados em CADA PLANILHA, NA ORDEM DE 1, 2, 3… a ferramenta visa disponibilizar uma informação da sugestão ou não de migração de currículo (em termos de carga horária já completada e/ou a completar no curso vigente). Essa ferramenta pode ser acessada clicando aqui (ao abrir, por utilizar Macro, autorize essa ação em seu excel).

No sentido de realizar uma discussão sobre essa proposta com os discentes, Coordenação do Curso de Licenciatura em Química convoca seus estudantes para uma reunião geral, que será realizada nesta quinta-feira, dia 24 de junho de 2021, das 19h e 30min às 20h30min. O local da reunião será: https://webconf.ufpel.edu.br/b/bru-2tm-g6k

Como pontos de pauta, a reunião abordará:

1) Informes gerais
2) Apresentação resumida da proposta de novo PPC, sua discussão e questões de migração de currículo (para maiores detalhes, acesse o site do curso:
3) Discussões sobre a oferta 2021-1 (ano civil de 2021-2) e resposta a dúvidas
4) Informes finais

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail da coordenação: coordenacaolicqui@ufpel.edu.br

Publicado em 22/06/2021, na categoria Notícias.