Encerramento do Curso Práticas Pedagógicas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado

Hoje ocorreu a cerimônia de encerramento do Curso Práticas Pedagógicas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado com a presença da Coordenadora Geral dos Cursos de AEE do Instituto de Biologia professora Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, do Diretor do Instituto de Biologia professor Luiz Fernando Minello, da pesquisadora da equipe Verônica Porto Gayer, da palestrante Aline Herbstrith Batista e do apoio TILs Daiana San Martins GoulartVanessa Pinto da Silva Peres Maximira Rockemback da Porciuncula e Fábio Cóssio.  A cerimônia foi aberta pela professora Rita que deu as boas-vindas a todos e passou a palavra ao Diretor do Instituto de Biologia que manifestou sua alegria pelo término de mais um curso em AEE oferecido pela Unidade, falou da importância dessa formação e da necessidade de sua continuidade, dentre outros aspectos. Na sequência a professora Rita falou sobre a necessidade de associação da teoria com a prática, pois a prática pela prática pode caracterizar ativismo, do que é a inclusão e das suas diferentes faces e aspectos e da importância de realizar a inclusão das diferenças na igualdade respeitando suas desigualdades. Prosseguindo a pesquisadora Verônica discorreu sobre o curso, da sua atuação na inclusão e sobretudo da necessidade de empatia. Depois a palestrante Aline, doutoranda em educação, falou sobre sua experiência como mãe do Martin, um menino com TEA. A palestra, na verdade um diálogo entre a Aline a mediadora Verônica, abordou as vivências diárias dessa mãe, suas perspectivas, anseios e todo o contexto envolvido na inclusão dessa criança. A abordagem foi realizada desde as primeiras observações que chamaram a atenção no desenvolvimento do Martin, o diagnóstico, o choque inicial, as primeiras indicações do profissional até passar a conviver com essa realidade e com o espectro de emoções, ações e vivências que a acompanham, contextualizando com sua atualidade. Ressaltou que com o amadurecimento das suas experiências que a busca inicial no google de informações revelou-se não ter sido uma boa fonte. Nesse contexto os diálogos ocorreram até o final das falas sendo apresentados vídeos do Martin. Novamente a Direção parabeniza o grupo de AEE por mais esse êxito na oferta de seus cursos.

Publicado em 10/09/2022, na categoria Sem categoria.
Translate »