Seminário de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em SAEE-TED

Nessa noite de sexta feira (29/04/2022) está ocorrendo o seminário de encerramento do CURSO DE APERFEIÇOAMENTE EM SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (link de acesso : https://www.youtube.com/watch?v=iBonM97Zku0). O evento foi aberto pelo Diretor do Instituto de Biologia professor Luiz Fernando Minello que abordou a importância dos Cursos, da qualidade da equipe e do aumento de diagnósticos de pessoas com TEA, assim como a necessidade do atendimento precoce e o viés da mercantilização que ocorre em função de diversos fatores como desespero, desestruturação e crenças religiosas mescladas a modismos em redes sociais. Ressaltou a necessidade do foco nos interesses e capacidades dessas pessoas. Agradeceu a equipe organizadora do Curso em nome da professora Rita Rodriguez, aos participantes do Curso e desejou êxito a tod@s. Prosseguindo a professora Rita Rodriguez deu as boas vindas aos participantes do curso, falou sobre sua importância, da dedicação do grupo de trabalho e dos participantes, do lugar do autista em todos lugares e fez um relato de uma menina que ao ser informada pela professora na escola que tinha um colega com TEA-3 explicou em sua casa que sabia o que era, pois percebeu que isso observando os comportamentos do colega diante de distintas situações que poderiam ser amenizados simplesmente com atenção e acolhimento, seguiu falando sobre os cursos e novas versões deles que começarão as atividades nas próximas semanas. Paralelamente as falas os intérpretes de LIBRAS Nádia Porto e Samir Rosa dos Santos faziam a tradução aos participantes do evento. Na sequência a pesquisadora Débora Jacks, Diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, professora pesquisadora do Curso de aperfeiçoamento em AEE DI e TEA na UFPEL e Mestranda em Ensino pela UFPEL também fez sua manifestação dando continuidade as falas sobre a importância dos Cursos e do engajamento de cada um nesse processo. Em seguida passou a palavra a palestrante da noite Karla Wunder, mas antes recordou que haverá uma surpresa aos participantes do Curso ao final do seminário de encerramento e que já antecipamos através do link (https://onedrive.live.com/?authkey=%21ANctA48T4tANng8&cid=EEFD9D4EFF82A634&id=EEFD9D4EFF82A634%21205562&parId=EEFD9D4EFF82A634%211416&o=OneUp). A palestrante da noite abordou o tema “Pensando sobre os processos inclusivos. Qual meu papel nessa engrenagem“.  Parabéns a equipe de trabalho da professora Rita Rodrigues e que venham os próximos Cursos.

Publicado em 29/04/2022, na categoria Sem categoria.
Translate »