3 de setembro dia do Biólogo

biólogo é o profissional responsável pelo estudo das mais variadas formas de vida existentes. Ele observa origens, desenvolvimentos, funcionamentos, reproduções e relacionamentos dos seres vivos com o meio ambiente em que vivem.

O reconhecimento normativo dos profissionais Biólogos comemora 42 anos em 2021. Foi em 03 de setembro de 1979 que a profissão que investiga a vida passou a ter respaldo legal, com a sanção da Lei Federal nº 6.684. Desde então – como organismo vivo – a manutenção, evolução e adaptação dessa classe profissional tem sido garantida graças à harmonia e à inter-relação entre os profissionais atuantes nesse universo que é a Biologia.

O primeiro registro de pensamento científico que se tem na história é atribuído à Tales de Mileto, que viveu no século VI a.C. Tales estava andando pelas cercanias de sua casa e achou uma concha, sendo que essa região ficava a vários quilômetros do mar. Ao invés de atribuir essa descoberta à “vontade dos Deuses”, como era de costume na época, Tales concluiu que aquele local teria tido um mar em tempos remotos.

Passados alguns anos, temos na figura de Aristóteles, mais ou menos em IV a.C., a primeira pessoa a tentar classificar de alguma forma os seres viventes, sendo os seres racionais os que apresentavam temperatura corporal quente e corpo seco e os irracionais os que apresentavam temperatura fria e corpo úmido. No entanto, foi no período das grandes navegações que os estudos sobre a natureza ganharam um grande impulso.

Naquela época, os estudantes e observadores dos fenômenos naturais eram chamados de naturalistas. Como ser naturalista ainda não era considerado uma profissão, mas um passatempo, um hobby, geralmente os mesmos eram grandes proprietários de terras e fortunas que não tinham necessidade de trabalhar para se sustentar, logo tinham tempo suficiente para estudar e desenvolver suas pesquisas e observações. Naturalistas famosos foram: Carolus Linnaeus, Geofroy Saint-Hilaire, Georges Cuvier, Alfred Russel Wallace e o próprio Charles Darwin.

Com o tempo, esse passatempo foi se tornando cada vez mais constante e logo esse conhecimento passou a ser transmitido nas Universidades, através dos cursos de Ciências Naturais. O curso de ciências naturais envolvia não só conhecimentos biológicos, mas também geográficos, geológicos, paleontológicos e históricos. O primeiro curso de Ciências Biológicas do Brasil , foi criado na USP em 1934 e ainda tinha o nome de História Natural. Somente na década de 1960 que o Curso de Ciências Biológicas veio a ter identidade própria em nosso país.

Biólogo – Aquele que estuda a vida em suas mais variadas formas

Parabéns Biólogos – Sentir orgulho de ser um profissional da Biologia é reconhecer a importância que cada uma de suas ações tem para a sociedade e para a ciência. É saber que suas descobertas podem salvar milhares de vidas e garantir a sobrevivência de diferentes espécies. sentir orgulhoso!

Fontes: https://www.crbio06.gov.br/index.php/o-biologo/profissao-biologo/historico-da-profissao-biologo; https://www.crbio01.gov.br/institucional/historia

Publicado em 03/09/2021, na categoria Sem categoria.
Translate »