Seminário de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual

Na noite do dia 24 de agosto, ocorreu o seminário de abertura, do 2º curso ofertado de AEE da UFPEL, no ano de 2020,  do Curso de Aperfeiçoamento “Serviço de Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual”.

Os 650 cursistas, de diversas regiões do Brasil, foram recebidos com as boas vindas do Diretor do Instituto de Biologia da UFPEL, Prof. Dr. Luiz Fernando Minello que na ocasião desejou a todos um excelente aproveitamento dessa formação de aperfeiçoamento direcionada ao atendimento especializado dos alunos com Deficiência Visual, colocando-se a disposição para auxílio e ressaltando a importância da formação continuada para a Inclusão.

O seminário, contou com a mediação das coordenadoras dos cursos de formação da UFPEL, prof.ª Dra. Rita de Cássia Rodriguez e Prof.ª Dra. Francele de Abreu Carlan. A prof.ª Rita, coordenadora geral,  agradeceu a participação de todos e apresentou a equipe organizadora do curso, a pesquisadora prof.ª Ms. Lidiane Bilhalva Rodrigues e a supervisora prof.ª Esp. Ângela Brum Soares.  Em seguida, a coordenadora adjunta Dra. Francele Carlan, faz o acolhimento aos cursistas desejando o aproveitamento da formação por todos através das novidades propostas em sua programação dessa 2ª edição do curso. Ambas ressaltaram a alegria e carinho que a UFPEL acolhe os cursistas.

Dando continuidade, a pesquisadora do curso de aperfeiçoamento, Lidiane Bilhalva Rodrigues, colocou-se à disposição de todos para auxílio junto aos tutores, brevemente relatou as informações gerais do curso e as novidades previstas para esta 2ª edição, como a abordagem específica das tecnologias assistivas necessárias para o atendimento dos estudantes com deficiência visual. Apresentou ainda a equipe de 25 tutores e dos 11 formadores que serão responsáveis pelo apoio, acompanhamento e formação ao longo do curso.

Em seguida, a mediadora  Prof.ª Rita fez a retomada informando a todos o nível de curso de aperfeiçoamento organizado em 180 horas distribuídas em atividades por 6 meses para complementar a formação dos cursistas.

Na sequência, a palestrante da noite, prof.ª Dra. Claudete Lima, foi convidada para relatar as suas experiências e realizar uma abordagem prática e teórica sobre a Inclusão e o Atendimento Educacional Especializado.

Ao longo de uma palestra, muito elogiada e comentada pelos cursistas, a prof.ª Claudete Lima , realizou uma abordagem da de forma reflexiva sobre a inclusão escolar, o Atendimento Educacional Especializado, as barreiras e as possibilidades da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Após a palestra, foi realizado uma retomada pela mediadora ressaltando os elogios frente as discussões apresentadas de forma clara e objetiva e os agradecimentos a todos os presentes reforçando o carinho e o acolhimento da UFPEL aos 650 cursistas.

Publicado em 04/09/2020, na categoria Sem categoria.
Translate »