Início do conteúdo

Segundo dia da 34° Abertura Oficial da Colheita de Arroz

O segundo dia de exposições da vitrine tecnológica da FAEM na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas foi marcado pelo grande número de visitantes externos. Em sua maioria o público era composto por produtores rurais, técnicos de campo e pesquisadores de órgãos públicos e privados.

Representaram a FAEM os professores Filipe Selau, Tiago Pedó e Pablo Miguel. Três grandes áreas do setor agronômico foram abordadas de forma conjunta com o objetivo mostrar para o público a importância do manejo para eficiência das lavouras.

O professor Tiago Pedó deu início a exposição, ressaltando a importância da qualidade de sementes na implantação das culturas no campo e na resposta produtiva. Em continuidade o professor Pablo Miguel apresentou monólitos de solos de áreas de terras baixas e coxilha, esclarecendo as características e comportamento de cada tipo de solo frente ao manejo e as situações ambientais.

Por fim o professor Filipe Selau abordou a temática de manejo de adubação nitrogenada na cultura do arroz, ressaltando as estratégias a serem adotadas para maior aproveitamento de nutrientes em anos chuvosos e de maior nebulosidade, visando manutenção da produtividade.

 

Publicado em 22/02/2024, na categoria SOBRE A FAEM.