FAEM comemora 140 anos

Na próxima dia 08 de dezembro de 2023 a FAEM completará 140 anos de história. A FAEM não é apenas a Faculdade de Agronomia de maior tempo de funcionamento contínuo no Brasil. Como parte dos fatos históricos da salienta-se que na FAEM foi criado o primeiro curso de Engenharia Agrícola do Brasil. As dependências abrigaram os primeiros tempos de funcionamento da Veterinária, da Nutrição, da Arquitetura e nela também foi criado e atualmente funciona o Curso de Zootecnia.
Na FAEM foi criado o primeiro Curso de Mestrado e também o primeiro Curso de Doutorado da UFPEL.
Com a incorporação da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul para a criação da Universidade Federal de Pelotas, em 1969, pelo desmembramento, da FAEM se originaram os Institutos de Química e Geociências, de Física e a Matemática, e de Biologia, legítimos embriões dessas áreas na UFPEL.
A primeira mulher formada em agronomia no Brasil, Maria Eulália Costa, é da turma de 1915 da FAEM.

Dentre as atividades realizadas para celebrar a data,  durante a solenidade comemorativa aos 140 anos da nossa FAEM, serão prestadas homenagens às instituições parceiras (Embrapa, Associação Rural de Pelotas e AEAPEL) e à servidores da FAEM (Docente e TAE) e terceirizados. Após, haverá inauguração do espaço de convivência do acadêmicos da FAEM e as atividades finalizam com almoço festivo no CTG Os carreteiros.

Ingressos estão disponíveis com a comissão organizadora conforme divulgado neste canal.

Publicado em 06/12/2023, na categoria SOBRE A FAEM.