Encontro para professores busca avanço em convênio que foca no treinamento com calculadoras

Um encontro para professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será realizado no dia 07 de novembro, como parte das tratativas para um convênio que visa o treinamento de estudantes com calculadoras. A atividade será realizada das 13h às 14h, de forma remota.

O projeto de ensino que baseia o provável convênio já foi aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) e tem a proposta de minimizar a evasão/retenção/reprovação dos estudantes no âmbito das Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Como aspecto principal, objetiva familiarizar alunas e alunos com as funções das calculadoras relacionadas às disciplinas de seus cursos mantendo o foco na teoria e desenvolvimento do pensamento em substituição ao tempo dispendido no labor numérico.

Em se formalizando o convênio, a empresa parceira irá fornecer emuladores e serviços on-line de forma gratuita à Universidade. Estima-se que a contrapartida da empresa poderá ser ampliada caso haja uma adesão de mais de dez docentes interessados.

O encontro irá oferecer qualificação para que professores e professoras possam orientar a utilização da calculadora com metodologias ativas, oportunizando que os estudantes possam aprender de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento com o apoio do instrumento.

Fonte: CCS/UFPel

Publicado em 01/11/2023, na categoria SOBRE A FAEM.