Exposição de Maquetes de Bactérias

A sexta versão da Exposição de Maquetes de Bactérias construídas pelos alunos da disciplina de Fitopatologia do curso de Agronomia aconteceu entre os dias 21 e 23 de março de 2023. Esta é uma atividade semestral integrante do projeto unificado de ensino e extensão “Modelos Didáticos de Microrganismos”, coordenado pela professora Andréa Moura do
Departamento de Fitossanidade. Este projeto promove o aprendizado de forma lúdica, onde os estudantes utilizam os conhecimentos adquiridos em sala de aula para construir modelos de bactérias causadoras de doenças em plantas, e desta forma, reforçam e ampliam o aprendizado. Adicionalmente as maquetes construídas são expostas, concorrem a prêmios e depois, são doadas aos colégios da região. Estas maquetes também são usadas como forma de popularização a ciência em palestras e participação em feiras (Fenadoce, Expofeira, etc).

Este projeto é apoiado por empresas de Pelotas que arcam com a premiação de criatividade/originalidade (Chicago BarberChopp), bem como do voto popular (Livraria Vanguarda). A premiação técnica, bem como os copos entregues a cada um dos participantes ficou a cargo de uma empresa de alcance nacional produtora de bioinsumos agrícolas (Ballagro).

Neste semestre quase 300 visitantes conheceram 23 maquetes que concorreram pela preferência dos visitantes e dos avaliadores. Sthefani Victoria Ritter Peglow e Lavínia Bulboz Holz construíram a maquete vencedora em duas categorias: voto popular e criatividade/originalidade; e Karen de Paula Gonçalves e Glauber Martins Niemeier conceberam a melhor representação técnica de uma bactéria fitopatogênica.

Parabéns a todos os participantes, em especial, aos premiados.

Publicado em 11/05/2023, na categoria SOBRE A FAEM.