Nota de Pesar

É com profundo pesar que a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel participa o falecimento do Prof José da Costa Sacco.

Sacco graduou-se em Agronomia na década de 50 na Faculdade Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde também adquiriu título de Doutor. Foi lotado na FAEM até a criação da UFPEL, quando as cátedras originaram os Institutos, no caso Instituto de biologia.  Os pesquisadores do IAS e os professores da FAEM eram todos do Ministério da Agricultura.

Realizou muitos estudos botânicos no Instituto Agronômico do Sul, contribuindo para identificação das principais variedades de trigo do sul do Brasil, plantas invasoras dos arrozais no Rio Grande do Sul, tornando-se referência nacional em pesquisas do gênero Passiflora, por ter nomeado e publicado muitas espécies de maracujá da América do sul, durante as décadas de 60 e 70. Foi professor homenageado de muitas turmas da faculdade.

No Departamento de Botânica/Instituto de Biologia ministrava disciplinas na área de Botânica, Embriologia, Morfologia e Sistemática Vegetal. Na FAEM ministrava a cátedra de botânica.

Diversas associações de Engenheiros Agrônomos, dentre elas a AEAFAEM – Associação de Ex-Alunos da FAEM, AEAPEL – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas e SARGS –  Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul manifestaram Pesar pelo Falecimento.

Publicado em 12/02/2023, na categoria SOBRE A FAEM.