FAEM Comemora 139 Anos

No dia 08 de dezembro de 2022 a FAEM completa 139 anos de história. Dentre as atividades realizadas para celebrar a data, realizou-se um almoço no CTG Os Carteiros. Na confraternização, que contou com a Presença da Magnifica Reitora da UFPel Isabela Fernandes de Andrade, que juntamente com o Diretor Dirceu Agostinetto cortou o bolo em homenagem à “aniversariante”.

A FAEM não é apenas a Faculdade de Agronomia de maior tempo de funcionamento contínuo no Brasil. Como parte dos fatos históricos da salienta-se que na FAEM foi criado o primeiro curso de Engenharia Agrícola do Brasil. As dependências abrigaram os primeiros tempos de funcionamento da Veterinária, da Nutrição, da Arquitetura e nela também foi criado e atualmente funciona o Curso de Zootecnia.
Na FAEM foi criado o primeiro Curso de Mestrado e também o primeiro Curso de Doutorado da UFPEL.
Com a incorporação da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul para a criação da Universidade Federal de Pelotas, em 1969, pelo desmembramento, da FAEM se originaram os Institutos de Química e Geociências, de Física e a Matemática, e de Biologia, legítimos embriões dessas áreas na UFPEL.
A primeira mulher formada em agronomia no Brasil, Maria Eulália Costa, é da turma de 1915 da FAEM.

Parabéns a toda Comunidade da FAEM.

Publicado em 09/12/2022, na categoria SOBRE A FAEM.