Exposição de Maquetes de Bactérias

Após dois anos e meio de muita espera pelas atividades presenciais, uma nova versão da Exposição de Maquetes de Bactérias dos alunos de Fitopatologia do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas aconteceu entre os dias 08 e 10 de novembro de 2022. Na sua quinta edição, foram exibidas 23 maquetes que atraíram mais de 300 visitantes. A exposição faz parte do projeto de ensino e extensão “Modelos Didáticos de Microrganismos” coordenado pela professora da FAEM Dra. Andréa Bittencourt Moura. Este projeto vem sendo apoiado por empresas de Pelotas (Livraria Vanguarda e barbearia Chicago Baberchopp) e nesta versão, por empresa de alcance nacional (Ballagro AgroTecnologia).

A construção das maquetes é uma atividade opcional que tem uma elevada atratividade entre os estudantes. É uma forma efetiva e divertida de fixar o aprendizado teórico. As maquetes concorrentes foram premiadas pela melhor representação técnica (Tiago Espedito Correa Danowski eYure Rodrigues Nunes), construção mais criativa (Evelin Vahl Vargas e Leonardo Duarte Porto) e a mais popular entre os visitantes (Tiago Espedito Correa Danowski e Yure Rodrigues Nunes).

As maquetes construídas serão utilizadas posteriormente para a popularização da ciência em diversas oportunidades onde a UFPel se faz presente, como a Fenadoce e Expofeira. Também serão usadas em palestras e apresentações realizadas em escolas de ensino infantil, fundamental e médio. As temáticas destas atividades são os microrganismos, seus usos biotecnológicos, riscos e benefícios. Ao final destas atividades algumas maquetes serão doadas às escolas. As escolas interessadas podem solicitar as atividades e/ou doação de maquetes (contato: abmoura@ufpel.edu.br).

Por fim, durante a exposição foram vendidos jalecos do projeto “Jalecos solidários” cujos valores são repassados para a AAPECAN (Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Pelotas). Neste projeto são recolhidos jalecos de estudantes que se formam, que depois de lavados são revendidos por valores simbólicos. As doações, bem como a venda acontecem durante todo o ano no laboratório de Bacteriologia Vegetal da FAEM (contato: abmoura@ufpel.edu.br).

pastedGraphic.pngpastedGraphic_1.pngpastedGraphic_2.png

Publicado em 07/12/2022, na categoria SOBRE A FAEM.