Rede SmartRNAi aprova projeto em Edital RITES/FAPERGS

A rede SmartRNAi (Rede Inovadora em Biologia Molecular e Inteligência Artificial) aprovou o projeto intitulado Interferência por RNA e inteligência artificial: desenvolvimento de tecnologias inovadoras para proteção de plantas.

Essa rede é coordenada pelo Prof. Luis Avila da FAEM e pelo Prof. Aldo Merotto Jr. da UFRGS, tem pesquisadores experientes e jovens de diversas áreas de conhecimento, de instituições brasileiras (EMBRAPA, IFRS, IFSUL, UFSM, UFRGS e UNESP), estrangeiras (Colorado State University, University of Arkansas, USDA-ARS, Ghent University, Rothamsted Research e University Hohenheim) e de duas empresas Accore, e Skydrones S.A.

O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias que permitam a aplicação exógena de RNAi como forma de controlar plantas daninhas e pragas e também de desenvolver sistemas, usando inteligência artificial e visão de máquina (Drones e robôs agrícolas) para a detecção de plantas daninhas e insetos para aplicação seletiva nos alvos biológicos.

O financiamento da FAPERGS através do Edital RITES permitirá o rápido avanço na produção de produtos inovadores para a agricultura contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico e social do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Distribuição das Instituições associadas aos pesquisadores participantes do projeto.

Publicado em 07/04/2022, na categoria SOBRE A FAEM.