Comunidade Acadêmica da FAEM Prestigia Dia de Campo

Depois de praticamente dois anos, os corredores da FAEM voltaram a receber um grande público, que foi recepcionado no saguão da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, onde ocorreu  credenciamento  para o Dia de Campo.

Seguindo todos os protocolos de seguranças atualmente vigentes, os participantes se dirigiram aos ônibus que seguiram para o Centro Agropecuário da Palma onde estavam localizadas as estações demonstrativas.

Credenciamento dos participantes

A abertura do evento, junto à área experimental onde estavam localizadas as duas primeiras estações, contou com a presença da Magnífica Reitora Isabela Fernandes Andrade, que além de dar boas vindas aos participantes pode conhecer em parte das atividades de pesquisa desenvolvida pelos professores da FAEM.

Magnífica reitora prestigiou o evento

Na primeira estação, os Professores Rogério de Oliveira e Felipe Selau, do Departamento de Solos abordaram aspectos relacionado a emissão de gases do efeito estufa. O Prof. Rogério discorreu sobre a problemática dos gases de efeito estufa em terras baixas, especialmente  as causas da liberação de metano em áreas de cultivo de arroz e medidas alternativas de mitigação de seus efeitos. O Prof. Selau evidenciou em sua fala, a rotação de culturas como estratégia de mitigação destes, demonstrando também os efeitos benéficos da rotação de culturas e os principais desafios da região com ênfase para a compactação do solo.

Estação Emissão de gases de efeito estufa

A estação Rizipisicultura foi liderada pelo Prof. Dirceu Agostinetto e pelo Técnico Administrativo Charles Nunes Fróes. A apresentação abordou a possibilidade de utilização desta técnica alternativa para produção de arroz orgânico, manejado conjuntamente com carpas, o que permite reduz a demanda por fertilizantes naturais e agrotóxicos. Considerando as características da região, trata-se de uma possibilidade altamente promissora, enfatizam os apresentadores.

Estação rizipsicultura

Na sequência os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar na Estação Mecanização com o Prof. Angelo Vieira dos Reis  a relevância da regulagem em semeadoras  para obtenção de um adequado estande de plantas e consequente favorecimento do aumento do potencial produtivo das lavouras. O Professor chamou a atenção para o fato de que semeadura é um processo, e que este deve ser executado seguindo todos os procedimentos recomendados para obtenção de sucesso desejado.

Estação Mecanização

A estação plantas de Lavoura e Fitonemoites contou com a presença dos Professores Jerônimo Vieira de Araújo Filho (DFS), Tiago Pedó e Mateus da Silveira Pasa (DFT). Professor Jerônimo apresentou os problemas que a presença de nematoides pode causar em uma lavoura e quais as principais estratégias de manejo passiveis de serem implementadas. Prof Pedó discorreu sobre a importância de se utilizar sementes de alta qualidade e de se realizar a semeadura com umidade e temperatura ideal do solo. Por Fim, Prof Mateus os trabalhos que vem sendo desenvolvido na temática manejo populacional, destacando a necessidade de um bom estabelecimento das lavouras.

Estação Plantas de lavouras e Fitonematoides

Na quinta e última estação o Prof. Cássio Cassal Brauner abordou alguns pontos chaves de manejo para aumentar a eficiência reprodutiva de um rebanho leiteiro. Estavam presentes no estante três lotes de vacas leiteiras com diferentes escores corporais para exemplificar estratégias para melhor a fertilidade, incluindo enzimas que auxiliam no processo digestivo, ou ingredientes com maior quantidade de energia que auxiliam no melhor balanço energético, além de estratégias hormonais e de detecção de cio.

Estação Gado Leiteiro

Após percorrer as estações os participantes tiveram oportunidade de saborear um almoço de confraternização, momento em aconteceu interação entre estudantes, professores e técnicos atividade que tanto fez falta nos últimos anos e que, aos poucos, é retomada.

Almoço de Confraternização

Para aqueles que não puderam estar presentes ainda é possível participar do dia de campo Virtual, basta acessar o Canal Eventos Faem, a partir das 20 horas de hoje (17 de março de 2022).

Publicado em 17/03/2022, na categoria SOBRE A FAEM.